O Santos decidiu promover uma grande reformulação no seu setor do futebol em busca de acalmar a crise que existe no clube. A ideia é fazer com que novos profissionais possam melhorar a estrutura e trazer resultdos dentro de campo para o Alvinegro. O grande detalhe é que essa reformulação se deu como inicio no meio da temporada de 2022.
Na última semana, o então executivo de futebol do Santos, Edu Dracena, o então treinador Fabian Bustos e o então gerente de futebol, Guilherme Lipi, sairam de seus cargos deixando todos os setores de comando do futebol sem vagas preenchidas. A diretoria santista decidiu, então, fazer a reformulação e, com cautela, escolher os novos profissionais para que não aconteça novos erros.
Só em 2022 dois treinadores já foram demitidos do clube. A temporada se iniciou com Fabio Carille e depois houve a chegada de Fabian Bustos. Agora, para que o novo treinador chegue ao clube, é preciso primeiro definir o próximo executivo de futebol para que esse profissional auxilie na escolha do novo comandante santista. A escolha do executivo, porém, está complicada devido as muitas trocas no cargo nos últimos anos.
Além de reformular os setores de comando, dentro de campo a diretoria busca realizar algumas mudanças. Contratações que chegaram ainda em 2022 já negociam suas saidas. Ricardo Goulart, por exemplo, que chegou para ser a grande estrela do elenco busca sua rescisão de contrato junto ao Santps. Na comissão técnica fixa, Giovanni foi contratado de forma pontual, porém, está sendo avaliado e pode ser efetivado.
O ano já chegou ao mês de Julho, com isso, a diretoria santista corre contra o tempo para conseguirem organizar o futebol e dar tranquilidade para quem chegar trabalhar bom respaldo e confiança.