O Santos segue em busca de reforçar sua equipe para o segundo turno do Campeonato Brasileiro. O elenco Alvinegro carece de algumas peças que possam chegar para serem titulares da equipe, principalmente na lateral-direita, no meio campo e um zagueiro.
O Presidente Andres Rueda e o diretor executivo Newton Drummond, estão encontrando grande dificuldade de concluir as negociações, principalmente por conta da forma de pagamento que o Santos oferece aos clubes que detém os diretos econômicos dos atletas que o Alvinegro se interessa. O Peixe está tentando viabilizar contratações que possam chegar por empréstimo com opção de compra como fez, por exemplo, com Vinicius Zanocelo e Rodrigo Fernandez.
Geralmente, as negociações de empréstimos com opções de compras acontecem com jogadores que estão em fim de seus contratos ou quando o atleta é uma promessa de um clube com menores investimentos e busca em uma equipe de maior expressão uma oportunidade de ser vendido. O Santos está buscando atletas de nível que possam chegar e se tornarem as soluções para os problemas do time. Nesses casos, contratos dessa maneira se tornam mais complicados.
Clubes que possuem grandes ativos em seus elencos buscam negocia-los de uma forma definitiva, ou seja, venda direta, para que os valores das negociações possam rapidamente entram em suas contas e ajudar nos seus planejamentos. O lateral-direito Lucas Blondel, por exemplo, já é um atleta que vem sendo monitorado por algumas equipes da América do Sul. Isso faz com que o Tigres, sua atual equipe, queira negocia-lo bem e que o dinheiro entre rapidamente em seus cofres.
Até o momento, o Santos está encontrando muita dificuldade em convencer as equipes a liberarem seus jogadores por emrpéstimo, e esse não é o único problema. A forma de pagamento referente ao possível valor fixado para compra também é um obstáculo, pois na maioria das negociações o Santos oferece o pagamento de forma parcelada dando uma quantia minima de imediato e isso não vem empolgando as outras equipes.
Diariamente estão acontecendo reuniões entre o Presidente Andres Rueda, Chumbinho, funcionários do setor de analises e desempenho e Lisca. Nesses encontros são selecionados os nomes prioritários e, posteriormente, o clube faz contato para dar início nas negociações. A intenção é conseguir, pelo menos, um jogador para cada posição citada anteriormente (lateral-direito, meio campista e zagueiro).