Nesta quarta-feira (24), Lisca completa um mês desde que estreou no comando técnico do Santos na partida contra o Fortaleza na Arena Castelão. Naquele dia 24 de julho, o Peixe empatou com o tricolor cearense por 0 a 0.
Lisca foi oficializado como treinador do Santos no dia 20 de julho, quatro dias depois já esteve em campo comandando a equipe em seu primeiro compromisso pelo Peixe. Desde que colocou os pés na Baixada Santista, Lisca faz questão de ressaltar a importância desse trabalho na vida dele. Na sua coletiva de apresentação, que foi muito marcada por boas respostas, Lisca se mostrou feliz e motivado com a chance no Santos.
“É uma evolução enorme, uma oportunidade de ouro, um clube que dispensa comentários, a dimensão que o Santos tem é regional, é nacional, é sul-americana e é mundial. O Santos se confunde com a história do futebol brasileiro. (…) É um orgulho enorme, um momento especial da minha carreira”, afirmou em sua apresentação.
O namoro entre Santos e Lisca começou ainda no ano de 2021. Na ocasião, o treinador estava à frente do América Mineiro, o Presidente santista, Andres Rueda tentou fazer contato, mas naquela oportunidade, Lisca entendeu que não era hora de deixar o Coelho. Dessa vez, porém, o namoro se concretizou em casamento mesmo com o treinador estando há apenas três jogos no Sport.
A saida de Lisca do Sport ficou marcada por polêmicas. O Presidente do Leão da Ilha não gostou da forma com que o profissional deixou o clube, Lisca, por sua vez, explicou os motivos da sua saida.
“A atitude, como aconteceu durante o jogo (última partida de Lisca no Sport), obviamente facilitou minha decisão. Não vou negar: eu viria de qualquer jeito, era uma definição minha. Mas eu precisava conversar com a diretoria do Sport, e eu não tinha passado para a diretoria do Santos essa situação por respeito ao Sport, aos jogadores e à diretoria. Quando chegou tudo aquilo, falei: “Bom, agora ficou inviável, vou conversar com a diretoria do Santos”. Mesmo assim, eles insistiam, queriam que eu ficasse. Depois, acho que o presidente gosta muito de mim. Eles ficaram chateados, cara. Até achei que ele passou um pouco, mas vou respeitar. Quero aproveitar e mandar um beijo ao presidente Yuri Romão, agradecer a ele pela oportunidade. Mas nossa vida é assim, houve uma situação que saiu do controle. Optei, por gestão de carreira, a dar esse passo a mais no Santos, sem menosprezar jamais o Sport. Quem sabe um dia eu possa retornar para lá”, explicou.
No Santos, Lisca vem conseguindo ter semanas livres para trabalhar entre um jogo e outro. A evolução da equipe vem ficando mais clara a cada jogo e os números comprovam isso. São cinco partidas de Lisca pelo Peixe com duas vitórias, dois empates e somente uma derrota. Foram cinco gols marcados e quatro gols sofridos.
O contrato de Lisca com o Santos se encerra no final de 2023. O objetivo atual do treinador é conquistar uma vaga para a Copa Libertadores de 2023, o que seria importante para que aconteça um investimento maior da equipe santista no ano que vem. O próximo compromisso de Lisca será a partida de domingo (28), às 18 horas em jogo contra o Cuiabá na Arena Pantanal pela 24º rodada do Brasileirão. O Santos atualmente está com 33 pontos na oitava colocação.