A campanha do Santos no Campeonato Brasileiro de 2022 é muito melhor e mais sólida do que foi no ano de 2021. Na última edição da competição nacional, o Peixe, após 23 rodadas, encontrava-se na 16° colocação com 27 pontos conquistados. Já na atual temporada, são 33 pontos e 8° colocação na tabela de classificação.
Além da pontuação, as perspectivas do clube mudaram de um ano para o outro. Duante todo o ano de 2021, o Peixe lutou contra o rebaixamento, desde o Campeonato Paulista. É verdade que em 2022 o Alvinegro também lutou contra a queda na competição estadual, porém, ni Brasileirão, a briga é por uma vaga na próxima Copa Libertadores da América.
Alguns fatores fizeram com que a chave mudasse, mas o principal motivo foram as chegadas de jogadores importantes de qualidade. A dupla de zaga atual da equipe é composta por dois atletas que desembarcaram na Vila Belmiro em 2022. Eduardo Buermann e Maicon encaixaram e hoje fazem com que o Peixe tenha a segunda melhor defesa da competição nacional.
No meio, Rodrigo Fernandez é peça fundamental no esquema da equipe. Vinicius Zanocelo que chegou ainda em 2021, está tendo sua melhor sequência em 2022. No ataque, Marcos Leonardo e Soteldo elevam o patamar ofensivo da equipe. Tudo isso junto, forma um time mais confiável e que consegue competir com mais forças dentro e fora de casa.
O próximo compromisso santista será domingo (28), às 18 horas, em jogo contra o Cuiabá, na Arena Pantanal. A bola rola em jogo válido pela 24° rodada do Campeonato Brasileiro de 2022