O Santos enfrenta no próximo sábado (1), às 15 horas, o Internacional no estádio do Beira Rio em Porto Alegre. O jogo é válido pela 29° rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe colorada encontra-se na 3° colocação da competição, enquanto isso, o Santos é apenas o 10° na tabela de classificação com apenas 37 pontos conquistados.
Para o confronto, o técnico agora efetivo (pelo menos até o final da temporada), Orlando Ribeiro deve escalar na lateral-esquerda um jogador que começou de forma avassaladora a temporada, porém, nos últimos meses acabou perderndo espaço. Trata-se do jovem Lucas Pires que fez uma bela Copa São Paulo de Futeol Júnior em janeiro e, posteriormente a isso, ganhou a titularidade na equipe profissional do Peixe, porém voltou a ser opção no banco de reservas.
Lucas Pires foi titular durante boa parte do Campeonato Paulista, na Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e também no começo do Brasileirão. Porém, após uma lesão no joelho, Felipe Jonatan que, até então, era seu substituto imediato, aproveiou a chance e se manteve como titular da lateral-esquerda. Porém, o camisa 3 do Santos acabou levando o terceiro cartão amarelo na vitória santista contra o Athletico-PR e, com isso, Lucas Pires terá uma nova oportunidade.
Orlando Ribeiro que é treinador da equipe sub-20 do Santos e já trabalhou também no São Paulo conhece bem Lucas Pires por já ter enfrentado o jogador em diversas osaciões dos campeonatos da base, inclusive quando o jogador atuava pelo Corinthians. É a chance do camisa 44 Alvinegro retormar seu espaço entre os 11 titulares do Peixe.
Lucas Pires tem contrato com o Peixe até maio de 2026 e, na atual temporada, já deu seis assistências para gols do Peixe. Lucas e os demais jogadores do elenco treinaram na manhã desta quinta-feira (29), no CT Rei Pelé. Amanhã (30), também pela manhã, o elenco trabalha em Santos e parte para Porto Alegre no começo da tarde.