O meia Vinícius Zanocelo vem perdendo espaço na equipe titular nos últimos jogos, sob o comando do técnico interino Orlando Ribeiro.
Desde que Lisca foi demitido, no dia 13 de setembro, o Santos disputou cinco jogos, com Zanocelo sendo titular em apenas dois, contra Palmeiras e Athlético Paranaense. Nas partidas contra Internacional, Atlético Mineiro e Juventude, o camisa 25 foi sacado da equipe principal e sequer entrou em campo.
Apesar de seu “sumiço”, o técnico Orlando Ribeiro falou em coletiva de imprensa após a vitória contra o Juventude, sobre a ausência do jogador:
“Hoje minha preocupação maior é com quem não está no time. A gente tem que sempre estar conversando, sempre orientando e o Zanocelo saiu da equipe porque nós achamos que precisávamos atacar muito pouco mais. Um pouco mais de meias e atacantes. A característica dele é diferente, isso não quer dizer que ele não vai ter mais oportunidades. Todos são do grupo e vão ter em algum momento oportunidade, não sei dizer quando, mas eles tem que estar preparados”.
Contratado por empréstimo em junho de 2021, junto à Ferroviária, Zanocelo chegou com status de grande promessa, tendo até a possibilidade de se transferir para a Europa, mas optando pelo Peixe, seu time de coração.
Rapidamente o jogador de 21 anos conquistou a confiança de Fernando Diniz, técnico na época, e se tornou titular absoluto da equipe, disputando 26 jogos. Nessa temporada, disputou 46 jogos e marcou cinco gols.
Com o empréstimo se encerrando em maio de 2023, a diretoria santista já iniciou o planejamento para adquirir Vinícius Zanocelo em definitivo.