Bastidores

Conhecido como ‘Papito’, amigo dos boleiros e em busca do seu primeiro título, conheça mais sobre o novo técnico do Santos

O Santos anunciou de forma oficial Odair Hellmann como seu novo treinador para a temporada de 2023. O profissional de 45 anos que estava livre no mercado após ter saido do Al-Wasl FC, de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos chega com contrato válido até o final de 2023. Mas quem é Odair Hellmann, como ele trabalha e como é conhecido? O Portal Meu Peixão conta para você.

TRAJETÓRIA COMO JOGADOR

Odair Hellmann teve uma carreira como jogador de futebol curta, principalmente se compararmos a média de 15 a 20 que um atleta joga profissionalmente. Odair atuou de 1997 até 2009 como jogador e durante sua carreira defendeu o Internacional, Fluminense, Veranópolis, América de Natal, Mamoré, Brasil de Pelotas, Enköpings (Suécia), América do Rio de Janeiro, Remo, CRB e Eastern (Hong Kong).

O que interrompeu a carreira do atleta Odair Hellmann foi um terrível acidente que aconteceu em 2009 quando o hoje treinador atuava pela equipe do Brasil de Pelotas. O ônibus do rubro-negro pelotense se acidentou e três pessoas vieram a falecer, sendo Cláudio Milar, ídolo da torcida, o zagueiro Régis e o treinador de goleiros Giovani Guimarães. Após esse episódio trágico, a carreira do então meio campista havia acabado.

INICIO COMO AUXILIAR

Odair Hellmann não foi um jogador famoso que conseguiu atuar na famosa elite do futebol brasileiro. Com isso, o profissional não conseguiu ganhar muito dinheiro como atleta e, após ter parado de jogar, precisava continuar trabalhando para sustentar sua familia. Como Odair foi criado na base do Internacional e trabalhou com Fernando Carvalho na época, achou por bem pedir uma oportunidade para o então Presidente do Inter para trabalhar nas categorias de base.

O ano era 2009 e lá estava Odair Hellmann começando sua carreira nas categorias de base do Internacional trabalhando como avaliador técnico. O próprio treinador contou em uma entrevista que concedeu ao site ESPN como foi todo o seu começo de carreira na base Colorada.

“Em 2010 fui para um projeto como auxiliar do juvenil, o treinador era o André Jardine, que hoje é o auxiliar técnico do São Paulo, aprendi muito e fui galgando passo a passo todas as categorias de base. Trabalhei como auxiliar técnico do júnior, do Sub-23. Até que em 2013 o Dunga, no time profissional, liberou todo os profissionais da comissão permanente para formar uma nova equipe e me chamou para ser o auxiliar técnico permanente do Internacional. Então em 2013 passei a auxiliar técnico do Internacional. Trabalhei com dez treinadores, dez comissões técnicas diferentes. Pude aprender muito com todos esses treinadores, aí em 2015 tive a oportunidade de trabalhar na seleção brasileira Sub-17 e depois fazer a Olimpíada como auxiliar técnico do (Rogério) Micale em 2016”, disse ao site da ESPN em 2018.

AUXILIAR NA CAMPANHA DO OURO OLÍMPICO

Odair Hellmann foi o auxiliar do técnico Rogério Micale na conquista da medalha de ouro nas Olimpíadas de 2016, feito inédito na história do país até então, pois em 2021 o Brasil conseguiu sua segunda medalha. Além disso, levou a taça de campeão Sul-Americano Sub-17 de 2015 com a Seleção Brasileira. Inclusive, quem o indicou para ser auxiliar de Micale foi Paulo Roberto Falcão.

TRAJETÓRIA COMO TREINADOR

No ano de 2017 o Internacional estava na série B do Campeonato Brasileiro. No comando da equipe estava Antônio Carmos Zago, porém, faltando três rodadas para o fim da competição, o então técnico foi desligado e Odair assumiu a equipe. Em 2018 Odair foi efetivado no comando do Inter e a história escrita foi muito bonita.

O técnico esteve por quase dois anos como comandante do Colorado. Ao todo, foram 116 jogos, 61 vitórias, 27 empates, 28 derrotas, com 151 gols marcados e 89 sofridos. Um aproveitamento de 60,3%, e foi demitido após uma sequência de quatro jogos sem vitórias em 2019.

O que chamou a atenção foram as ótimas campanhas do Internacional com Odair no comando. Ele é o 8º técnico com mais jogos pelo Inter, ficou no 3º lugar no Brasileirão 2018 e, com isso, garantiu uma vaga direta para a Copa Libertadores de 2019. Em 2019 foi vice-campeão Gaucho, vice-campeão Copa do Brasil e chegou até as quartas da Libertadores tendo a 3ª melhor campanha da fase de grupos e sendo o 1º do seu grupo.

PASSAGEM PELO FLUMINENSE

Em dezembro de 2019 Odair Hellmann acertou sua ida ao Fluminense para comandar o Tricolor Carioca em 2020. Foi no Fluminense que Odair conquistou seu primeiro e único título como treinador, vencendo a Taça Rio contra o Flamengo de Jorge Jesus.

Em uma temporada, Odair foi Vice-Campeão Carioca, eleito melhor técnico do Campeonato estadual e conseguiu fazer a melhor campanha do Fluminense no Brasileirão desde o último título em 2012 ficando na quinta colocação garantindo uma vaga na Copa Libertadores de 2021. Esse ano a equipe comandada por Fernando Diniz ultrapassou esse feito. Ao todo foram 50 jogos, 24 vitórias, 12 empates e 14 derrotas, o que deu um aproveitamento de 56%.

Em dezembro de 2020 o próprio Odair Hellmann acertou sua saída do Fluzão para encarar o desafio de comandar a equipe do Al-Wasl FC, de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

TRAJETÓRIA NO WASL FC

Em um ano e meio como treinador do Al-Wasl FC, Odair não conseguiu conquistar um título, mas fez boas campanhas principalmente nas Copas. O treinador foi duas vezes semifinalistas de Copas, sendo uma vez da Copa do Presidente dos Emirados Árabes 2021/22 que concede ao vencedor uma vaga para a Chmapions League da Ásia. Foi com Odair que a equipe teve sua melhor campanha na UAE League nas últimas 4 temporadas. Odair conseguiu por duas vezes ser eleito omelhor técnico da semana dos Emirados Árabes, uma vez entre os melhores do mês e ficou por 12 jogos invictos. Ao todo foram 59 jogos disputados com 22 vitórias, 19 empates e 19 empates. Um aproveitamento de 48%.

APELIDO DE PAPITO E AMIZADE COM OS BOLEIROS

Odair Hellmann é conhecido pelos boleiros como Papito. Isso porque, quando ainda era auxiliar, o profissional chamava todo mundo de Papito após ter assistido um filme em que o personagem também chamava a todos de Papito. Odair disse que a maioria das pessoas que trabalham com ele o chamam de Papito, inclusive Neymar que virou um grande amigo de Odair depois que trabalharam juntos na Seleção Olímpica em 2016. 

Odair Hellmann é conhecido por ter facilidade em ser amigo dos famosos boleiros. Neymar, Marquinhos, Daniel Alves, entre outros jogadores de conhecimento mundial mantém relações com o atual treinador do Santos, O ‘Papito’, como é conhecido tem bastante prestígio com os jogadores de futebol.


SONHO EM LEVANTAR UMA TAÇA

Odair Hellmann, desde que foi efetivado como treinador do Internacional em 2018 tem, ao todo, cinco anos de carreira. O treinador bateu na trave em algumas oportunidades de conquistar seu primeiro título relevante como comandante. No Internacional chegou até a final da Copa do Brasil em 2019 que foi onde mais próximo chegou de colocar a faixa no peito. O próprio treinador disse em entrevista para Duda Garbi que seu maior objetivo atual é conquistar um grande título, mas que sua carreira ainda está no começo e essa conquista vai chegar.

VEJA OS NÚMEROS GERAIS DE ODAIR HELLMANN

225 jogos
107 vitórias
58 empates
60 derrotas
56,1% aproveitamento
318 gols pró
214 gols contra
104 saldo

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

O Meu Peixão é uma plataforma dedicada a fornecer uma cobertura abrangente e envolvente do dia a dia do Santos Futebol Clube. Criado para atender às necessidades dos torcedores apaixonados pelo clube, o Meu Peixão oferece uma variedade de conteúdos, incluindo notícias, colunas, matérias e informações exclusivas sobre o universo do Alvinegro Praiano.
Topo