O vexame do Santos de não conseguir se classificar para a fase de mata-mata do Paulistão pelo terceiro ano consecutivo pode dar ao clube da Vila Belmiro mais dores de cabeça do que apenas deixar de disputar o título do Campeonato Estadual. O Santos corre grandes riscos de não disputar a edição de 2024 da Copa do Brasil. Neste momento, por exemplo, o Alvinegro está fora da competição nacional do ano que vem.
Você pode estar se perguntando agora: mas por que o Santos pode ficar fora da Copa do Brasil de 2024 se nos anos de 2021 e 2022 o clube também não se classificou no Paulistão e se garantiu no campeonato mais rentável do país? Isso aconteceu porque a partir do próximo ano, as vagas para a Copa do Brasil serão divididas entre as federações e não mais pelo ranking de clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu que cinco vagas ficarão com os melhores classificados do Campeonato Paulista e uma para o campeão da Copa Paulista. O Santos já não conseguiu uma das vagas pelo Paulistão e não deve disputar a Copa Paulista. Com isso, o clube terá somente mais duas chances de conseguir estar no campeonato mais democrático do Brasil: classificar-se para a Copa Libertadores pelo Campeonato Brasileiro ou ser campeão da Copa do Brasil de 2023.
O próximo compromisso santista será na quinta-feira (9), às 21h30, em jogo válido pela segunda fase da Copa do Brasil contra o Iguatu-CE. Quem vencer se classifica à terceira fase e embolsa mais R$ 2,1 milhões, enquanto o empate leva a decisão para os pênaltis.
Pingback: Sem vaga na Copa do Brasil pelo Paulistão, Santos só tem duas chances de se garantir na próxima edição da competição | Sinceramente Futebol