A Operação Penalidade Máxima II, promovida pelo Ministério Público de Goiás, que apura manipulação de resultados em partidas do Campeonato Brasileiro conta com duas partidas santistas sendo investigadas. São eles: Santos 1 x 1 Avaí, no dia 5 de novembro de 2022, e Botafogo 3 x 0 Santos, no dia 10 de novembro de 2022.
No jogo contra o Avaí, um jogador santista teria sido aliciado para levar um cartão amarelo. Não se sabe ainda se o atleta investigado aceitou a proposta de aliciamento.Na partida em questão, o zagueiro Luiz Felipe e os volantes Rodrigo Fernández e Vinícius Zanocelo receberam cartão amarelo.
Já no confronto contra os cariocas, o aliciamento seria par que houvesse uma expulsão. O Ministério Público, assim como na outra partida investigada, não confirmou se o atleta aceitou a proposta de aliciamento. Eduardo Bauermann foi expulso na partida em questão.
Depois que tudo isso veio a publico, o Santos fez questão de emiir uma Nota Oficial informando que não foi procurado por nenhuma autoridade e que mantém o seu total apoio aos seus jogadores.
ACOMPANHE A NOTA NA ÍNTEGRA
Nesta terça-feira (18), o Santos Futebol Clube tomou conhecimento, pela mídia, da segunda fase da Operação Penalidade Máxima, na Série A, e reforça o seu posicionamento totalmente contrário a qualquer envolvimento com manipulação do andamento natural da partida.
Reiteramos confiança total em nossos atletas, prezamos pela ética e pela moral do Clube e não concordaremos com atitudes totalmente antidesportivas.
Até o momento, o Santos não foi procurado pelas autoridades, mas se coloca previamente à disposição para colaborar com as investigações, certo de que a Justiça será feita. O Santos acompanhará o caso e aguardará as conclusões para se pronunciar a respeito, caso seja necessário.