Na noite deste domingo (16), o Santos encarou o Grêmio em Caxias do Sul, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2023. O alvinegro perdeu por 1 a 0. A próxima partida do Santos é contra o Audax Italiano, às 19h, na quinta-feira (19), pela segunda rodada da Copa Sul-Americana, na Vila Belmiro.
Primeiro tempo equilibrado, mas de revés para o Santos
Odair Hellmann optou por utilizar a mesma escalação da última partida, onde o Santos venceu o Botafogo-SP pela Copa do Brasil, em Ribeirão Preto. E surpreendendo as expectativas, até que deu certo, mas só por um tempo.
O Santos começou bem, tomando a iniciativa e a primeira oportunidade veio logo aos 8 minutos. Marcos Leonardo recebeu livre, e ao tentar driblar o goleiro, foi desarmado.
Na sequência, Cristaldo recebeu livre e chutou forte, pra uma defesaça do goleiro João Paulo.
Um dos destaques do Santos no início da partida, Lucas Barbosa, teve um choque com um jogador do Grêmio, precisou ser substituído e Soteldo entrou no lugar dele.
Aos 30 minutos, Marcos Leonardo ganhou pelo alto após escanteio, mas cabeceou no meio do gol, fácil para a defesa do goleiro adversário.
Apesar da intensidade, o Santos pecava muito nas finalizações, e após falha da defesa alvinegra, e o goleiro João Paulo sair mal, João Pedro recebeu livre e bateu de primeira, abrindo o placar e colocando o Grêmio na frente.
Segundo tempo de mesma intensidade do Santos, mas com um a menos
Amarelado, Camacho foi substituído por Rodri Fernandez, e Daniel Ruiz saiu para a entrada de Ângelo. O camisa 11 entrou bem, e chegava várias vezes na área.
Após falta do Messias dentro da área, o VAR marcou pênalti para o Grêmio, na cobrança, Suarez mandou a bola para a fora e desperdiçou a chance de ampliar.
Aos 16 minutos, Ângelo encontrou Bauermann livre, que desviou para o gol, mas o goleiro gremista fez um milagre e impediu o empate do Santos.
Na sequência, Lucas Lima dribla marcador, passa pra Soteldo, que arriscou o chute, mas saiu travado.
Aos 36 minutos, Lucas Lima cobrou falta, mas a bola passou acima da meta tricolor.
Aos 41 minutos, Soteldo tomou o segundo cartão amarelo, e foi expulso.
Mesmo com um a menos, o Santos tentava o empate, e segurou bem o Grêmio, mas não conseguiu marcar.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 SANTOS
Competição: Campeonato Brasileiro – primeira rodada
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Dia e hora: 16 de abril, domingo, às 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Cartões amarelos: Vina, Kannemann, Darlan (GRE); Camacho, Dodi, Soteldo (SAN)
Cartão vermelho: Soteldo (SAN)
Gols: João Pedro, aos 43’/1ºT, para o Grêmio.
Grêmio: Adriel; João Pedro (Thomas Luciano), Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Villasanti (Darlan), Bitello, Zinho (André), Cristaldo (Nathan) e Vina (Everton Galdino); Suárez.
Técnico: Renato Gaúcho.
Santos: João Paulo; Nathan, Messias, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Camacho (Rodrigo Fernández), Dodi (Bruno Mezenga) e Lucas Lima (Miguelito); Lucas Barbosa (Soteldo), Daniel Ruiz (Ângelo) e Marcos Leonardo.
Técnico: Odair Hellmann.