O Santos FC não poderá contar com seus torcedores nos mjogos dos próximos 30 dias, inclusive nas partidas que o clube for visitante. O STJD, através do seu Presidente José Perdiz, tomou a decisão de proibir os torcedores do Peixe de frequentar os jogos da equipe nesta quinta-feira (22).
A procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva denunciou o Santos por causa dos objetos arremessados no gramado durante a derrota por 2 a 0 para o Corinthians, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Fora mais de 20 bombas arremessadas no gramado do Alçapão quando o jogo estava com 40 minutos do segundo tempo. A partida precisou ser encerrada por falta de segurança dos atletas.
Até que o julgamento aconteça pelo STJD, a determinação será essa. Se o caso vier a ser julgado antes do enceramento da punição os próximos 30 dias, o número de jogos podem ser alterados dependendo do resultado que o julgamento estiver.
A denúncia da Procuradoria do STJD pede que o Santos seja indiciado com base nos parágrafos I e III artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir:”.
I — desordens em sua praça de desporto;
III – lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo.
A punição prevista para denuncias como esta é de até R$ 100 mil em multa e, dependendo da gravidade, perda de mando de campo de um a dez jogos:
“Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, quando participante da competição oficial”, diz o texto.
JOGOS DO SANTOS SEM TORCIDA
A punição é válida para todos os jogos do Santos, inclusive os jogos da Sereias da Vila. Ou seja, a decisão contra o Flamengo pelo Brasileirão Feminino também será sem a presença de público.
- 25/6 – Flamengo (Vila Belmiro) – Feminino
- 25/6 – Flamengo (Vila Belmiro)
- 29/6 – Blooming (Vila Belmiro)
- 2/7 – Cuiabá (Arena Pantanal)
- 9/7 – Goiás (Arena Barueri)
- 16/7 – São Paulo (Morumbi)
- 23/7 – Botafogo (Vila Belmiro)