Se existe um fato consumado sobre a gestão do Santos Futebol Clube presidida por Andres Rueda é a de que o clube acumula muitos vexames em termos de resultados dentro de campo em praticamente todas as competições que disputou nos quase três anos que Rueda e seu CG estão a frente do Alvinegro.
De Campeonato Paulista, passando por Libertadores, Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana, o Santos FC não conseguiu competir em absolutamente nenhuma dessas competições. Ou o clube foi eliminado na primeira fase, ou foi eliminado de maneira precoce no mata-mata ou brigou para não ser rebaixado em competições de pontos corridos. Esse está sendo o Santos desde 2021.
O que é mais curioso é que todos esses resultados apareceram logo após o Santos ter disputado uma final de Copa Libertadores da América. Veja abaixo os resultados do Santos em todas as competições que o clube disputou desde que a gestão do Presidente Andres Rueda assumiu o clube:
CAMPEONATO PAULISTA
O Santos conseguiu passa vergonha nas três competições estaduais que disputou durante a gestão do Presidente Andres Rueda. Em todas elas o Peixe foi eliminado na primeira fase, sendo que em 2021 e 2022 o Alvinegro só se salvou do rebaixamento na última rodada quando precisou vencer o São Bento e o Água Santa para se livrar.
COPA SUL-AMERICANA
Na competição continental o Santos também fez feio. Em 2021, o clube já entrou nas oitavas de final depois de ter sido eliminado na fase de grupos da Copa Libertadores da América e passou pelo Independiente, mas depois caiu para o Libertad nas quartas de final. Em 2022, o Santos passou pela fase d grupos contando com a combinações de resultados e caiu nas oitavas de final para o Deportivo Tachira da Venezuela, o que foi a primeira vez na história que o clube venezuelano eliminou um clube brasileiro. Já em 2023, faltam duas rodadas para acabar a fase de grupos e o Santos está em terceiro no seu grupo e não depende mais de suas próprias forças para se classificar.
COPA LIBERTADORES
Desde que Andres Rueda assumiu o clube, o Santos disputou somente uma vez a Copa Libertadores e foi mais um vexame. Até 2021, o Santos havia sido eliminado na fase de grupos da principal competição da América do Sul somente uma vez no ano de 1984, mas em 2021 o Santos conseguiu ser eliminado na fase de grupos, ficando em terceiro, atrás de Barcelona-EQU e Boca Juniors.
COPA DO BRASIL
Na Copa do Brasil, desde 2021, a melhor participação do Santos na gestão Andres Rueda foi no primeiro ano, isso porque a equipe já entrou na terceira fase por ter disputado a Copa Libertadores e enfrentou o Cianorte, passou e, nas oitavas de final, encarou a Juazeirense, passando de fase mesmo perdendo por 2 a 0 fora de casa. Como havia vencido por 4 a 0 na Vila Belmiro, se manteve. Nas quartas de final, duas derrotas por 1 a 0 para o Athletico Paranaense e adeus a competição. Já em 2022 e 2023, duas eliminações nas oitavas de final para Cortinthians e, agora, Bahia.
O Santos, inclusive, corre sérios riscos de não jogar a competição em 2024, pois as vagas não são mais por ranking da CBF. Para conseguir jogar a Copa do Brasil de 2024 o Santos precisa terminar a atual edição do Campeonato Brasileiro entre os seis primeiros colocados.
CAMPEONATO BRASILEIRO
No Brasileirão, o Santos só b,rigou por uma coisa durante a gestão Rueda: Contra o rebaixamento. Em 2021 terminou na décima colocação com 50 pontos, mas brigou para não cair até as últimas rodadas. Em 2022, 12° colocado com 47 pontos e, novamente, briga para não cair até as rodadas finais.
Na atual edição do Campeonato Brasileiro o Santos está na 12° colocação com 11 pontos conquistados com três vitórias, dois empates e três derrotas.
WaGNER JOSÉ CUSTÓDIO
1 de junho de 2023 at 13:13
minha decepção vai alem das quatro linhas, passei 2 anos e meio achando que o Rueda estava diminuindo as dividas do santos, e quando soube que em 31/12/2022 o valor era o mesmo de quando ele assumiu,todo o sacrificio que a torcida passou foi envão,acumulamos vexames todo time que o santos ganhava perdeu neste tempo, e o pior o Ruewda está atrapalhando o santos de se tornar saf por puro egoismo dele, quer que o santos continue pequeno como ele mesmo apequenou o santos em dois anos e meio, hoje estamos no caminho da portiuguesa, fora Rueda