O Santos deve mesmo exercer a contratação em definitivo do atacante venezuelano Yerferson Soteldo. O Peixe enviou uma proposta ao Tigres (MEX), que detém os direitos do jogador, tentando prolongar o empréstimo do venezuelano, que foi prontamente negado pelos mexicanos. A informação é do jornalista Lucas Musetti, confirmada pelo Portal Meu Peixão.
O Alvinegro Praiano enviou uma proposta para adquirir 50% dos direitos econômicos do atleta de 25 anos. O acordo inicial de prioridade na compra em parcela segue intacto. Porém, o Peixe, em dificuldades financeiras, tenta parcelar em condições ainda melhores para o clube.
Titular absoluto do time, Soteldo vem tendo muitas dificuldades para jogar desde sua volta por conta de lesões. No ano de 2023, ele atuou em apenas 11 partidas das 30 feitas pelo Peixe na temporada, contribuindo com 3 assistências.
Mesmo com esse problema, o presidente Andrés Rueda acha crucial a compra do camisa 10. Soteldo é peça fundamental para o elenco do técnico Odair Hellmann.
O venezuelano teve sua 1° passagem pelo clube da Vila Belmiro em 2019, em uma transferência junto ao Huachipato (CHI) por 3,5 milhões de dólares (R$ 13 milhões na cotação da época) de forma parcelada.
Essa é sua 2° passagem pelo clube da Vila Belmiro. Após não pagar o valor da transferência do jogador ao clube chileno em 2019, Soteldo foi vendido para o Toronto FC (CAN) em abril de 2021 por 3 milhões de dólares (R$ 14,8 milhões na cotação da época) para quitar a dívida santista com o Huachipato e se livrar da punição da FIFA.
Após não se destacar no clube canadense, Soteldo foi vendido ao Tigres (MEX) em janeiro de 2022 e mais tarde, em agosto, foi emprestado ao Santos, em um acordo válido até julho de 2023.