O Santos é o clube com mais gols marcados na história do futebol, tendo balançado as redes adversárias mais de 12 mil vezes; também lidera a lista das equipes com mais gols marcados na “era dos pontos corridos” do Brasileirão, com mais de 1100 gols marcados.
A equipe da Vila Belmiro ficou famosa mundialmente pelo seu “DNA ofensivo”, marcando a história do futebol brasileiro e mundial, onde pode-se citar a lendária equipe de Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe, que conquistou a América e o Mundo duas vezes; a segunda geração dos Meninos da Vila, de Alex, Renato, Elano, Diego e Robinho, que tirou o Alvinegro Praiano de uma fila de 18 anos sem títulos de expressão; ou, por fim, pela marcante equipe liderada por Neymar e Ganso, que encantou o país com seu futebol alegre.
O “DNA ofensivo” do Peixe é algo que acompanha o clube desde a formação de jovens atletas em suas categorias de base, é algo ligado ao íntimo da equipe.
Porém, neste ano o Santos passa muito longe do famoso “DNA ofensivo”, tendo marcado tão somente 36 gols em 37 partidas disputadas ao longo da temporada. A equipe comandada por Paulo Turra, que assumiu o comando recentemente, tem uma média de menos de um gol por partida (0,97).
Veja quantos gols o Santos marcou por ano neste século, além da média de gols:
[table id=2 /]
Apesar de a temporada ainda se encontrar em andamento, a ineficiência ofensiva da equipe alvinegra assusta o torcedor, sendo difícil lembrar de uma equipe do Santos que tem menos gols marcados do que partidas disputadas na temporada.
O segundo pior resultado no século 21 também pertence a uma equipe formada pela atual gestão, em 2021, quando marcou 74 gols em 70 partidas; nesta temporada, o Santos brigou contra o rebaixamento no Paulistão e no Brasileirão, se salvando apenas na reta final.
Tentando reverter a má fase e retomar o caminho das vitórias, o Santos volta a campo no próximo domingo, às 11:00 da manhã, contra o Goiás, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.