Com apenas quatro vitórias em dezenove jogos, o Santos tem a difícil missão de se livrar do rebaixamento no Brasileirão. Mas, ao longo de quase dez anos, o que aconteceu com as equipes que terminaram o primeiro turno na zona da confusão?
Em 2013, o rival São Paulo terminou o primeiro turno abrindo o Z4 com 18 pontos. Logo atrás Portuguesa, Ponte e Náutico fechavam a tabela de classificação. Ao final do campeonato, apenas o tricolor do Morumbi conseguiu se safar do descenso, enquanto Lusa, Vasco, Ponte e Náutico foram rebaixados.
No ano da Copa do Brasil (2014) o Z4 ao término do primeiro turno ficou assim: Criciúma, Coritiba, Bahia e Vitória. Apenas o time paranaense conseguiu terminar o campeonato fora da zona dando lugar ao Botafogo. Outro time que poderia ficar na elite do Brasileiro foi o Vitória, mas Thiago Ribeiro fez questão de marcar para o Santos e salvar o rival Palmeiras do que seria seu terceiro rebaixamento na história.
No ano seguinte (2015), Vasco da Gama terminaria o primeiro turno na lanterna do campeonato. Os outros três eram: Goiás, Coritiba e Joinville. Assim como em 2014, Coritiba deixou o Z4 e deu lugar ao Avaí. Os outros três que terminaram o primeiro turno na zona de rebaixamento foram rebaixados.
Assim como em 2023, o Brasileirão de 2016 fechou o primeiro turno com duas grandes equipes do futebol brasileiro no Z4: Botafogo e Cruzeiro. Santa Cruz e América de Minas fechavam a tabela. Enquanto os mineiros e cariocas escapavam do rebaixamento, outro grande clube do futebol brasileiro enfrentaria a Série B pela primeira vez na sua história: Inter de Porto Alegre. Os gaúchos terminaram o campeonato na 17ª posição. Logo atrás, Figueirense, Santa Cruz e América.
O São Paulo, assim como em 2013, abria a zona de rebaixamento na 17ª posição com 19 pontos – um ponto a mais do que teve naquele ano ao final do primeiro turno. Atrás dos paulistas, Vitória, Avaí e Atlético Goianiense fechavam a classificação. Dos quatro, São Paulo e Vitória conseguiram permanecer na Série A. Coritiba e Ponte Preta foram rebaixados juntos com Avaí e Goianiense.
Vitória, Athetico, Ceará e Paraná completavam o Z4 em meados de agosto de 2018. Cenário um pouco diferente do que aconteceu ao final daquele mesmo ano. CAP e Ceará conseguiram permanecer na Série A, enquanto Vitória e Paraná foram rebaixados. Os outros rebaixados foram Sport e América de Minas.
Em 2019 outra grande equipe seguia a cartilha do rebaixamento com força: o Cruzeiro.Os mineiros terminaram o primeiro turno com 18 pontos na 17ª posição. Acima deles, na 16ª posição, o Fluminense também tinha 18 pontos. Abaixo do Cruzeiro estavam CSA, Chapecoense e Avaí. O campeonato daquele ano terminou com os quatro times rebaixados.
De 2020 para cá:
Z4 de 2020 após 19 rodadas: Coritiba, RB Bragantino, Athetico-PR e Goiás.
Como terminou? O Brasileirão de 2020 terminou com quatro equipes tradicionais rebaixadas. Vasco, Goiás, Coritiba e Botafogo.
Z4 de 2021 após 19 rodadas: América-MG, Sport, Grêmio e Chapecoense.
Como terminou? Dos quatro, apenas América conseguiu se livrar e até fez uma campanha muito boa no returno, terminando o campeonato na oitava colocação com 53 pontos. Quem foi rebaixado no lugar do América foi o Bahia.
Z4 de 2022 após 19 rodadas: Coritiba, Atlético-GO, Juventude e Fortaleza.
Como terminou? O lanterna ao final do primeiro turno foi o Fortaleza. O time cearense terminou o turno com apenas 15 pontos. Conseguiram um returno incrível e terminaram com 55 pontos na oitava posição. Coritiba também se recuperou e terminou na 15ª colocação com 42 pontos. Por outro lado, Juventude e Atlético não conseguiram se recuperar e foram rebaixados junto com Ceará e Avaí.
Walter
14 de agosto de 2023 at 22:04
Só faltam 27 pontos….pra sair da degola
OREMOS.