O lateral direito Júnior Caiçara já apareceu no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF e, com isso, já pode realizar sua estreia com a camisa Alvinegra. O jogador estava sem clube e assinou até dezembro de 2023 com o Peixe. Caçara foi um pedido do técnico Diego Aguirre para reforçar o elenco no Campeonato Brasileiro.
Em participação ao Podcast “Mundo V2”, Junior Caiçara conta que antes de começar nas categorias de base do Santo André, foi aprovado nas categorias de base do Santos, e chegou a ter contato com promessas santistas como Neymar e Paulo Henrique Ganso.
“Cheguei para fazer o teste no Sub-17 no Santos. Como era geração 89, encontrei
grandes craques e promessas da base daquela época. Ganso, André, Alan Patrick,
até já se ouvia falar sobre o Neymar”, disse o lateral, que na época atuava como
meia.
Aprovado no texto e animado em jogar pelo Peixe, Caiçara precisou encarar uma surpresa. Sério Dias, empresário do lateral com quem trabalha até hoje, mudou os caminhos e o levou para o Santo André, clube da Região do Grande ABC, localizado na Zona Sudeste da Grande São Paulo.
“Ele olhou para mim e falou ‘Junior, o Santos quer que você conte com eles, mas eu
não quero!’. Não entendi o motivo e perguntei a ele qual seria a razão de eu não
poder ficar no Santos. Mas ele me falou que ali eu só seria mais um, pois tinham
muitos craques no time. Jogadores que já eram cotados para o profissional, então
ele me levou para o Santo André”, relata o jogador.
Júnior Caiçara então começou sua carreira no clube do ABC, onde atuou por uma temporada. Após isso, teve passagem pelo América-SP e CSA. No exterior, defendeu o Gil Vicente (Portugal), Ludogorets (Bulgária), e Schalke 04 (Alemanha) até chegar ao Istanbul Basaksehir, em 2017. Foram 177 jogos, sendo 156 como titular pela equipe turca.