Uma “bomba atômica” detonou de vez o processo eleitoral do Santos Futebol Clube. E a bomba vem de onde menos se esperava e com um currículo invejável e de muito sucesso nas áreas privada e pública. Trata-se do ex-governador e ex-prefeito de São Paulo, João Doria.
Desde fevereiro de 2023, um grupo de alvinegros formado por políticos, vide o atual presidente do Conselho Deliberativo, Celso Jatene, além de empresários e nomes conhecidos do público, como Walter Schalka, José Berenger, Alvaro de Souza, Eduardo Vassimon, Mário Covas Neto, Fabio Barbosa e Guilherme Leal e conselheiros de alto escalão, a exemplo de Vitor Aly, André de Fazio, Luiz Roberto Serrano e Almir de Almeida, tem se mobilizado em tentar convencer Doria a ser o candidato deste grupo com foco em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Esse grupo, ao que alguns afirmam, vê apenas a figura de Doria como uma chance de vitória para fazer a SAF que tanto sonham no clube.
O atual chairman do Lide – Grupo de Líderes Empresariais avalia a possibilidade de se lançar candidato. João nunca descartou essa possibilidade. Em várias entrevistas já expressou seu desejo de presidir o seu clube do coração. E, Doria está avaliando a questão, consultando amigos mais próximos e lideranças do mundo do futebol como Ronaldo e Neymar.
O ex-governador não é novato na política do clube, tendo sido eleito conselheiro pela primeira vez no pleito de 2009, vencido pelo saudoso presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, que derrotou Marcelo Teixeira nas urnas após cinco vitórias do presidente bicampeão Brasileiro (2002-2004) e Paulista (2006-2007) pelo Peixe. Na eleição de 2011, foi reeleito conselheiro. Posteriormente, foi jubilado (excluído) por faltas pelo então presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Roberto Schiff. Com isso, não pode voltar ao Conselho em 2014, podendo retornar tão somente no pleito de 2017. Porém, recusou convites tanto em 2017 como em 2020, de Modesto Roma Júnior, José Carlos Peres e Andres Rueda para retornar ao egrégio órgão do Clube.
No período após ser jubilado, Doria foi eleito Prefeito do município de São Paulo e Governador do Estado de São Paulo, muito bem aprovado e quase candidato do PSDB ao cargo de Presidente da República. Criticou o PT, se aliou e depois criticou Jair Bolsonaro.
Em uma manobra política, não apoiou o santista Geraldo Alckmin nas eleições presidenciais de 2018. Por sua ação política, a vacina Coronavac foi criada no Instituto Butantã, salvando milhões de brasileiros na pandemia da Covid-19. Ajudou a Federação Paulista a criar a Bolha que fez o futebol retornar antes da vida comum, mantendo excelente relação com o Presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos. E o melhor: adora futebol. Comprou uma casa do lado da sua mansão na rua Itália, na Zona Oeste da Capital, apenas para criar um campo society onde sempre joga bola e realiza partidas entre empresários, artistas, ex-jogadores e políticos. E mais: gosta de acompanhar o Santos nos estádios. Por diversas vezes veio à Vila Belmiro, ao Pacaembu e ao Morumbi assistir jogos do Peixe. E detalhe: o jogo inesquecível de sua vida é a final do Brasileirão de 2002, título de Marcelo Teixeira, que deve ser seu adversário nas urnas se a candidatura se confirmar.
O nome de João Doria está tendo uma excelente aprovação junto à influencers santistas, jornalistas, conselheiros e torcedores. Prova disso é a enquete que o publisher do portal Meu Peixão, Felipe Mendes, em seu twitter @o_felipemendes, no qual se manifestaram 2.707 santistas e João Doria venceu com 45%, deixando Marcelo Teixeira em segundo com 35%, Ricardo Agostinho com 14% e Rodrigo Marino com 6%.
No perfil de twitter intitulado Beiçola Santista (@beicolasantista), com a participação de 3.279 santistas, Doria vence com 48%, deixando Marcelo Teixeira 28%, Ricardo Agostinho 18% e Rodrigo Marino 6% para trás.
O resultado das enquetes deixou estarrecida a base de apoio de Marcelo Teixeira. Muitos dos incentivadores de Teixeira demonstram claramente e publicamente sua preocupação com o nome de Doria, temendo um insucesso do ex-presidente em uma disputa eleitoral com o ex-governador. O medo desses apoiadores é que Teixeira, que ainda não assumiu publicamente sua candidatura, mas não esconde que quer o apoio do atual presidente Andres Rueda, desista diante da possibilidade de enfrentar João ou que o time seja rebaixado para a Série B, o que ainda pode ocorrer. Além disso, o grupo que apoia e pede candidatura de Teixeira (Família Tradição União e Lealdade), tem reunião marcada para o dia 12 de setembro. Os membros pressionam para que ele lance candidatura nesta data e, muitos dizem, que algum nome que já lançou candidatura pode “virar a casaca” e apoiar Marcelo.
Doria é o único nome desse grupo, no qual enxergam alguma possibilidade de sucesso eleitoral no pleito do Santos em 2023, que deve ocorrer no dia 9 de dezembro deste ano. A conferir.
Luíz Carlos
30 de agosto de 2023 at 13:43
Conversei com um dos conselheiros mencionado na matéria, ele desconhece o assunto sobre a possível candidatura do Doria
João Vitor
31 de agosto de 2023 at 19:48
óbvio que vão negar se não tem nada oficial 🤷♂️
Luiz Roberto Serrano
30 de agosto de 2023 at 13:26
Não procede a informação de que faço parte de um grupo de torcedores do Santos que apóia a candidatura de João Dória para a presidência do Santos FC no final deste ano.
Pingback: Ameaçados por rebaixamento inédito, santistas apelam a Doria
Pingback: Ameaçados por rebaixamento inédito, santistas apelam a Doria - Newsentretenimento
Clayton Gonçalves Cardoso
29 de agosto de 2023 at 22:24
“Dória salvou milhões de pessoas com a vachina coronavac” …
Essa foi de cair o fiofó da bunda … Esse cara deixou foi um legado maldito com esse veneno chinês … Negócios da China e um monte de gente que morreu e irá morrer de embolia pulmonar, infarto e tromboses diversas isso sim, além de ter matado e falido milhares de pessoas que tinham comércio com esse lockdown idiota … Mas pra ser presidente do Santos pode ser que dê certo pois é empresário oportunista e de sucesso
Wagner Luiz
29 de agosto de 2023 at 20:31
O Doria é um “Gestor” isso ninguém discuti … em Sp a prefeitura tinha alguns elefantes brancos q não davam lucro e ele privatizou como o Pacaembu … isso obviamente não é algo popular … mas é o certo !
O Rueda priorizou pagar boletos … o que é teoricamente certo … e esqueceu do campo, cortou comissão a empresário … vejo com ressalvas, o MT foi campeão com a base … pois contratando não me esqueço do Valber, Valdo, Cléber, Ozeias, Odvan, Quinhones, Tripodi e por aí vai …