Os rumores de uma possível saída do zagueiro Joaquim só aumentam nos últimos dias. Uma possível transferência para o Krasnodar, caso venha a acontecer, resolveria a dívida com o clube russo, referente a compra de Christian Cueva. O Santos é detentor de 60% dos direitos federativos do atleta e com o seu futebol evidenciando, os clubes passam a consultar a situação do jogador, com a chegada da janela de transferências.
O zagueiro Joaquim chegou ao Santos no início do ano, ao custo aproximado de R$ 16,7 milhões (3 milhões de euros). No seu início no Peixe, com Odair Hellmann, Joaquim foi titular absoluto, ao lado de Messias, mas ao longo da temporada, ambos perderam espaço no time. Joaquim voltou a se destacar com Aguirre, quando passou atuar mais deslocado pela lateral direita. A sequência de jogos trouxe o jogador de volta ao nível melhor em campo.
O executivo de futebol do Santos, Alexandre Gallo, afirmou que não existe nada de concreto de transferência pelo zagueiro Joaquim, segundo informação inicial do GE. “Não existe absolutamente nada sobre o Joaquim ainda. É tudo subjetivo, tudo especulação. É um atleta que a gente conta bastante, particularmente gosto muito dele. Ele tem que performar bastante para aparecer no radar de grandes equipes porque tem potencial para isso. Não chegou nenhuma proposta efetiva.”
Além do Krasnodar, outros clubes já consultaram a situação do jogador, que se tornou um dos principais titulares no time do técnico Marcelo Fernandes. Uma possível negociação, só deve acontecer apenas após as eleições, que acontecem no dia 9 de dezembro.