Após as últimas derrotas, ambas por 3 a 0 para o Fluminense e Athletico/PR, o Santos chega na última rodada, ainda dpeendendo apenas de si, para se manter na Série A em 2024. Com 43 pontos, o Peixe está na 15ª colocação e enfrenta o Fortaleza na quarta-feira, dia 6 na Vila Belmiro às 21h30.
O jogo na Vila Belmiro, mais uma vez teve a carga de ingresso completa vendida e a torcida santista fará corredor de fogo e vai dar total apoio à equipe dentro de campo, durante o jogo todo.
O técnico Marcelo Fernandes não terá o zagueiro Joaquim e o volante Rodrigo Fernández, que receberam o terceiro cartão amarelo e cumprem suspensão automática. Entretanto, Kevyson deve retornar e ser titular.
Para a zaga, João Basso, recuperado de sua lesão, deve assumir a posição ao lado de Messias. Já no meio-campo, Nonato deve atuar como segundo volante, o que abriria vaga para o retorno de Lucas Lima na criação das jogadas ofensivas.
Considerando utilizar o esquema 3-5-2, o Santos pode ir a campo com João Paulo; Messias, João Basso e Dodô; Lucas Braga, Tomás Rincón, Nonato, Lucas Lima e Kevyson (Mendoza); Soteldo e Julio Furch (Marcos Leonardo).