Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Santos ainda depende apenas de si, para se manter na Série A em 2024 e evitar o maior vexame da sua história, o rebaixamento. Com 43 pontos, o time está na 15ª colocação, 2 pontos à frente do Bahia, o único time do Z4 que ainda pode se safar. Na Vila Belmiro nesta quarta-feira às 21h30, o Santos enfrenta o Fortaleza, com a necessidade de vencer, para não depender de outros resultados.
Para o jogo decisivo, o mais importante da temporada, o técnico Marcelo Fernandes não terá o zagueiro Joaquim e o volante Rodrigo Fernández. Ambos receberam o terceiro cartão amarelo contra o Athletico e cumprem suspensão automática. O técnico santista também não terá Kevyson, que não atuou contra o Furacão e não se recuperou da entorse no tornozelo. O lateral não deve ser relacionado para a última partida da temporada.
No entanto, o técnico santista na zaga deve fazer o retorno de João Basso, que está fora desde outubro. Já no meio-campo, Nonato pode atuar como segundo volante, enquanto Mendoza e Lucas Lima disputam a vaga de meia armador.
No ataque, Marcos Leonardo e Júlio Furch disputam posição para atuar ao lado de Yeferson Soteldo. O Menino da Vila e artilheiro do time na temporada, não marca há 8 jogos e perdeu a posição na última rodada. A atitude do técnico não agradou o jogador e uma discussão com os demais atletas do elenco e comissão técnica aconteceu antes da viagem para Curitiba. Entretanto, Marcos Leonardo seguiu viagem com o elenco e atuou em parte do segundo tempo contra o Furacão. Quanto ao ato de indisciplina, o atacante pode ser punido pelo Santos.
Com as mudanças, o Santos vai a campo com: João Paulo; Lucas Braga, João Basso, Messias e Dodô; Tomás Rincón, Nonato, Jean Lucas e Lucas Lima (Mendoza); Yeferson Soteldo e Júlio Furch (Marcos Leonardo). Leandro Pedro Vuaden (RS), será o árbitro da partida, com o auxílio de Bruno Boschilia (PR) e Michael Stanislau (RS). O VAR terá no comando, Pablo Ramon Pinheiro (RN).