O futuro do meia-atacante Yeferson Soteldo parece estar ainda mais longe da Vila Belmiro. Com a queda para a Série B do Brasileirão, o venezuelano optou por não diminuir seu salário, que é tido como um dos maiores do elenco, para se adequar ao novo teto salarial do Santos para 2024, e será negociado pela diretoria santista.
O provável destino do camisa 10 do Peixe deverá ser o Grêmio. O Tricolor Gaúcho intensificou as negociações com o Alvinegro Praiano para ter Soteldo por empréstimo de um ano, com valor de compra fixado ao final do contrato, que ainda deve envolver algum atleta do clube sulista para o Peixe. O Corinthians e o Boca Juniors (ARG) também demonstraram interesse em abrir conversas, mas com o histórico extracampo ruim do jogador, não prosseguiram com as negociações.
Recentemente, alguns jornalistas venezuelanos relataram que Soteldo confessou que não abaixaria seu salário e estaria de mudança para o Grêmio. Na noite da última quarta-feira (20), um vídeo circulou nas redes sociais, onde o camisa 10 foi parado por crianças, e ao ser questionado sobre quem ele preferia entre Boca Juniors ou River Plate, o jogador respondeu: “Grêmio”. Confira o vídeo:
O tempo sempre sendo meu aliado.. pic.twitter.com/UNXP89pXoV
— O Felipe Mendes (@O_FelipeMendes) December 21, 2023
Yeferson Soteldo viveu com a camisa santista os principais momentos de sua carreira. Entre 2019, quando foi contratado, e 2021, quando foi vendido ao Toronto FC (CAN), o venezuelano foi um dos principais nomes do elenco santistas vice-campeão do Brasileirão de 2019, e da Libertadores de 2020, concorrendo até mesmo para ser o melhor jogador da competição naquela edição, perdendo a votação para seu companheiro de clube, Marinho.
Na metade de 2021, foi vendido ao clube canadense, para que o Santos pudesse se livrar do transferban que sofreu da FIFA, por não ter pago as parcelas da compra do jogador junto ao Huachipato (CHI), seu antigo clube.
No Canadá, não conseguiu apresentar o mesmo bom futebol que demonstrou no Brasil, com apenas três gols e seis assistências em 26 jogos, e no início de 2022, se transferiu para o Tigres (MEX), onde também teve desempenho abaixo do esperado, marcando apenas uma vez, e dando três passes para gols em 19 partidas.
Na metade de 2022, buscando voltar a brilhar nos gramados, acertou o retorno, por empréstimo, ao Santos, mas seus primeiros seis meses ficaram marcados por diversas lesões, e pouco conseguiu atuar.
Em 2023, foi comprado em definitivo, por cerca de R$20 milhões, e assinou até 2027, e mesmo com a queda do Peixe para a Série B, foi um dos principais jogadores do clube no ano.
Na segunda passagem vestindo o manto Alvinegro, disputou 39 jogos, com apenas um gol marcado e sete assistências. Ao todo, em suas duas trajetórias pelo clube, soma 144 aparições em campo, com 21 bolas na rede, sendo o terceiros maior artilheiro estrangeiro da história do Santos, e também possui 20 passes para gols.