No último treino no CT Rei Pelé antes da estreia no Campeonato Paulista, o técnico Fábio Carille fez os testes que faltavam, para definir o time que inicia a temporada 2024, como titular. O jogo acontece no sábado, dia 20 na Arena Eurobike às 18h, em Ribeirão Preto, contra o Botafogo/SP. A delegação viaja para Ribeirão Preto de vôo fretado na sexta-feira de manhã e faz o último treino já em Ribeirão Preto, no período da tarde, onde definirá os titulares da estreia.
Para o primeiro compromisso da temporada, o técnico Fábio Carille levará a campo apenas o goleiro João Paulo e o zagueiro Joaquim, do time titular de 2023. Também da temporada 2023, iniciam entre os titulares, o lateral Felipe Jonatan, recuperado da cirurgia de ligamentos do joelho, ocorrida em abril e o atacante Júlio Cesar Furch, que era reserva de Marcos Leonardo na última temporada. Contudo, os demais jogadores farão suas estreias com a camisa do Santos, inclusive Diego Pituca, que retorna ao Peixe, após três temporadas no Japão.
Entretanto, o último treino no CT Rei Pelé, o técnico santista colocou como titulares, os mesmos atletas que iniciaram o jogo-treino contra o Oeste, no último sábado. O time inicia no esquema 4-2-3-1, que dá variação tática para o 4-3-3, com Pedrinho e Guilherme oscilando entre o meio-campo e o ataque. A expectativa é dar maior consistência ao setor que foi mais criticado na última temporada.
Desta forma, o técnico Fábio Carille deve iniciar a partida com João Paulo; Aderlan, Gil, Joaquim e Felipe Jonatan; João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano; Pedrinho, Guilherme e Julio Furch. Para a estreia, as ausências ficam por conta de Tomás Rincón e Nonato. Enquanto o volante venezuelano faz trabalho de fortalecimento muscular e deve ser apenas opção no banco de reservas, o meia Nonato faz tratamento para edema muscular, e não deve viajar com a delegação.