Nesta terça-feira (23), o Santos anunciou que uma das principais promessas da sua categoria de base, o zagueiro Jair Cunha, assinou uma renovação de contrato até dezembro de 2026.
O novo vínculo prevê uma multa de 70 milhões de euros (R$ 386,7 milhões na cotação atual), com 90% dos direitos concedidos ao Santos e um considerável aumento de salário para o defensor.
O vínculo anterior do Menino da Vila com o Peixe tinha validade até junho de 2025 e no final deste ano, estaria liberado para assinar um pré-contrato com outra equipe, saindo sem custos do Santos. Agora, com a atualização do contrato, Jair assinou até dezembro de 2026.
O tempo de duração do novo acordo deixou uma parte da torcida santista preocupada, porque se compreende que o zagueiro possui muito potêncial e deveria receber uma renovação com mais tempo de duração.
A diretoria santista entende que estava no tempo limite para uma renovação com uma jovem promessa e que o novo contrato protege o Santos do assédio europeu neste momento.
Outro fator que pesou na decisão para uma atualização curta do vínculo foi a falta de sequência do zagueiro. Desde que subiu ao profissional em 2022, com o técnico Lisca, Jair tem apenas 4 partidas com a equipe principal.
O Peixe se vê tranquilo diante da situação. Compreende que está protegido em caso de assédio futuro da Europa e se resguarda de um contrato longo, caso o jogador não consiga desempenhar entre os profissionais.