Neste sábado (11), às 17h (de Brasília), Amazonas e Santos se enfrentam na Arena da Amazônia, em jogo válido pela quarta rodada da Série B.
Amazonas x Santos – 11/05 (sábado) – 17h (Arena da Amazônia)
Transmissão: Sportv (TV fechada) e Premiere (pay-per-view).
Após golear o Guarani, na Vila Belmiro, o Peixe chega invicto para o confronto contra o clube amazonense, que busca sua primeira vitória na competição.
CONFRONTO DE ESTREANTES
Disputando a Série B pela primeira vez, Santos e Amazonas vivem momentos completamente opostos na competição.
Rebaixado pela primeira vez em 2023, o clube de Vila Belmiro vem “passeando” na segunda divisão. A equipe treinada por Fábio Carille cumpre com todas as expectativas e é dona da melhor campanha, com melhor ataque e melhor defesa do campeonato.
Campeão da Série C no último ano, o clube da região Norte não vive um bom momento e tem demonstrado dificuldades na sua primeira disputa de Série B. Sem vencer há seis jogos, os comandados de Adilson Batista acumulam um vice estadual para seu maior rival, duas derrotas seguidas e um único ponto na competição nacional.
DE VOLTA A AMAZÔNIA
10 anos depois, o Peixe retorna ao estado para enfrentar um clube amazonense e volta a disputar uma partida na Arena da Amazônia.
Em 2014, o Santos foi ao estado para enfrentar o Princesa do Solimões, da cidade de Manacapuru, pela segunda fase da Copa do Brasil. Na época, a equipe do interior optou em jogar no recém-inaugurado estádio da capital. Com gols de Alan Santos e Gabigol, o Peixe saiu vitorioso com o placar de 2 a 1.
ARTILHARIA EM BAIXA
Dentro da zona de rebaixamento, o Amazonas vem apresentando problemas na criação ofensiva neste início de Série B. Apenas Avaí, Guarani e Paysandu marcaram menos gols que o clube amazonense.
A equipe foi as redes apenas na estreia da competição, quando perdeu para o Sport por 3 a 2. Contra CRB (empatou em 0 a 0) e Ponte Preta (perdeu por 3 a 0), não conseguiu tirar o “0” do placar.
Os números ofensivos da Onça passam muito pelo momento que vivem seus atacantes. Sassá, ídolo do clube e artilheiro em 2023, acumula seu maior jejum e está a nove jogos sem marcar. Jô, contratado no início deste ano e reserva imediato, se tronou desfalque de última hora contra a Ponte Preta, no meio da semana, após ser detido pela Polícia Civil pelo não pagamento de pensão alimentícia.
HISTÓRICO CONTRA EQUIPES AMAZONENSES
A partida entre Amazonas e Santos ficará marcada por ser o quinto confronto do Peixe contra uma equipe manauara. O clube da região Norte também se tornará o 720º adversário que o time de Vila Belmiro enfrenta em sua história.
Nacional, Fast, Rio Negro e Princesa do Solimões completam a lista de clubes amazonenses que já enfrentaram o Santos. A primeira partida no estado aconteceu em 1968, quando o Santos venceu o Fast por 3 a 0 pelo Torneio da Amazônia.
De lá para cá, foram 16 partidas contra amazonenses, acumulando 13 vitórias e 3 empates, com 38 gols marcados e apenas 10 sofridos.
NÚMEROS DO AMAZONAS NA SÉRIE B
03 partidas
0V 1E 2D
02 gols marcados (média de 0,7 gol marcados por partida)
06 gols sofridos (média de 2 gols sofridos por partida)
01 jogos sem sofrer gols
00 grandes chances criadas por partida
9.7 chutes por partida
03 chutes no gol por partida
Média de 3 cartões amarelos por partida
Média de 1 cartão vermelho por partida
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Sem Gil, poupado pela comissão técnica para evitar desgaste físico, a equipe de Fábio Carille deve ter o garoto Jair como titular ao lado de Joaquim na zaga do Santos. Pedrinho e Furch também serão desfalques.
Do lado Amazonense, Jô retorna aos relacionados após prisão por não pagamento de pensão e Rafael Tavares volta de lesão e será opção no banco.
ARBITRAGEM DA PARTIDA
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu o quarteto de arbitragem que vai comandar o confronto entre Amazonas e Santos.
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Schumacher Marques Gomes (PB)