Bastidores

Cidade de Santos prepara criação da Avenida Pelé com homenagem em Estátua do Rei na Ponta da Praia

Cidade de Santos prepara criação da Avenida Pelé com homenagem ao Rei na Ponta da Praia. Iniciativa é de projeto de lei do Vereador Augusto Duarte (União Brasil)

Após um ano e meio da morte de Pelé, Santos (cidade cujo nome Edson Arantes do Nascimento tornou conhecida em todo mundo) prepara mais uma homenagem digna de seu maior garoto propaganda: Dar seu nome a uma Avenida de relevância no Município. Após as cidades do Rio de Janeiro-RJ (a Avenida do Estádio do Maracanã) e de Belo Horizonte-MG (a Avenida do Estádio do Mineirão) renomearem Avenidas com o nome do Rei Pelé agora será a vez da Cidade de Santos fazer o mesmo, através de proposta da Câmara Municipal de Santos (Projeto de Lei 82/2024) apresentada pelo Vereador Augusto Duarte (União Brasil). A iniciativa já foi acolhida pela Prefeitura Municipal de Santos, audiências públicas já foram realizadas e, até o fim do ano, a parte final da Avenida da Praia de Santos passará a ser denominada com o nome do Rei do Futebol e se chamará Avenida Pelé.

Com a proposta do Vereador aprovada pelo Legislativo, a Prefeitura fez um projeto executivo da alteração de via pública. Idealizado pelo Grupo de Trabalho da Prefeitura e da Câmara de Santos que está definindo e realizando diversas homenagens para Pelé na Cidade, a Avenida Rei Pelé será mais que uma reverência, mas mais um marco turístico de Pelé no Município. O início da nova avenida santista será na Rua Carlos de Campos, nas proximidades de onde hoje tem uma estátua com o Coração instagramavel de quem ama a Cidade e segue até o Ferry Boat, na Praça Almirante Gago Coutinho. A escolha da Ponta da Praia e a região do Ferry Boat tem um simbolismo. Pelé morou por décadas em uma casa neste bairro da Cidade. Serão afetados 37 imóveis das Avenidas Bartolomeu de Gusmão e Almirante Saldanha da Gama que definitivamente mudarão de endereço e terão o privilégio de dizer que estão na avenida que leva o nome do Atleta do Século.

A homenagem no local não se dará apenas no nome da Avenida. Exatamente onde começará a Avenida Pelé, será construído na zona da Orla um espaço de calçadão intitulado Recanto Pelé (veja projeto na imagem ao lado) onde será erguido uma estátua do Rei do Futebol cujo design será definido em um concurso internacional. A intenção da Cidade de Santos é ter uma estátua dele vestindo a camisa do Santos neste espaço e outra similar com a camisa do Cosmos em Nova Yorque em espaço que será definido pelo município norte-americano que foi sede do único outro clube que Pelé jogou. As conversas com Nova Iorque já começaram. “Será um monumento na Ponta da Praia, bairro onde o Rei residiu em Santos de frente para o mar. Faremos um concurso com chamamento internacional de arquitetos e artistas para apresentarem seus projetos. Será mais um símbolo do Rei Pelé na Cidade na orla de praia mais charmosa do mundo. Algo grandioso diante do que Pelé representa para Santos. Ele levou o nome de Santos para o mundo e merece algo a altura deste feito”, comentou o Prefeito Rogério Santos durante as comemorações dos 10 anos de inauguração do Museu Pelé na Cidade.

CONFIRA ABAIXO VÍDEO ESPECIAL DA AVENIDA PELÉ COM AS HOMENAGENS PREVISTAS

Além desse monumento e do Recanto, cada um dos 37 imóveis da Avenida terão uma Placa alusiva a Pelé com um qrcode. Através do qrcode, o turista terá acesso a textos, fotos e vídeos relativos a um gol importante do Rei. O imóvel de número 1 trará o primeiro gol e o número 37 terá o último gol. Ao longo dos outros números teremos diversos gols relevantes, como o gol Mil, cujo material multimídia especial serão disponibilizados para os turistas pelo qrcode possibilitando uma interação presencial e digital com a Avenida Rei Pelé.

Imóveis na Avenida Pelé terão placas com QRCodes interativos sobre os Gols do Rei Pelé

Segundo um dos coordenadores do Grupo de Trabalho de homenagens ao Rei Pelé e secretário de Assuntos Estratégicos de Santos, Júlio Eduardo dos Santos, a intenção do Prefeito Rogério Santos é fazer na Cidade homenagens que mostrem o real tamanho da importância de Pelé para Santos. “A Cidade está fazendo diversas homenagens ao Rei Pelé. A Avenida Pelé é uma das mais significativas e não queremos que seja apenas o nome em uma placa, mas algo que simbolize a grandeza de Edson Arantes do Nascimento para Santos. Por isso, diante do projeto do vereador Augusto Duarte, fizemos esse projeto arquitetônico e turístico envolvendo a avenida que pretendemos tirar logo do papel”, disse em audiência pública na Câmara para tratar do tema. Além de representantes do Município e do Santos FC, o Grupo de Trabalho tem a participação de ídolos como Edinho e Clodoaldo Tavares Santana e também do jornalista do Grupo Tribuna, Eduardo Silva, profundo conhecedor do legado de Pelé. O legislativo santista também participa do Grupo de Trabalho. Além de Augusto Duarte fazem parte os vereadores Sérgio Santana (PL) e Lincoln Reis (Podemos). “Já possuímos autorização formal da empresa que administra a marca Pelé para fazer todas as homenagens que o Município pretende, em negociação comandada pelo Prefeito Rogério Santos”, explicou o secretário que já foi conselheiro do Santos FC.

Autor da homenagem, o Vereador Augusto Duarte (FOTO) é velho conhecido do torcedor santista. Torcedor de arquibancada, Duarte foi conselheiro do clube e foi o primeiro a pedir o impeachment de Andres Rueda ainda em julho de 2022, um ano e meio antes do rebaixamento do time. Em junho de 2024, aprovou Moção de Repúdio ao América Mineiro devido ao ato de anti-fair play na partida com o Santos FC na Série B deste ano. “A Avenida Rei Pelé é uma Justiça sendo feita, pois é Santos reconhecendo todo o legado que ele deixa na Cidade e ainda agrega isso a uma proposta turística que agrega a todos os pontos turísticos relacionados ao craque que já temos. Agradeço ao Prefeito Rogério Santos por ter abraçado essa iniciativa”.

Outras homenagens
As homenagens da Cidade vão além da Avenida Rei Pelé. O Grupo de Trabalho de  Santos já desenvolveu e já foi feita uma linda homenagem ao Rei do Futebol ilustrando através de obras de arte de grafite a história do craque em pilastras do viaduto na entrada da Cidade, mostrando para quem chega a Santos que está é a localidade onde o Rei Pelé se consagrou mundialmente.

A Secretaria de Educação vai inaugurar no próximo ano letivo uma nova escola na Avenida Ana Costa, no espaço onde funcionou o Colégio Marza, que foi adquirido pela municipalidade. Essa escola se chamará Edson Arantes do Nascimento.

Vale ressaltar que a Cidade de Santos possui outras homenagens ao Rei Pelé antes mesmo de seu falecimento. Em 2014 foi inaugurado o Museu Pelé, um dos equipamentos turísticos mais visitados da Cidade. Há também a Praça Pelé, em frente a Padaria Santista, na Avenida Epitácio Pessoa com uma estátua do Rei. Na entrada da Cidade há também um marco com a Camisa 10 do Santos, eternizada pelos feitos de Pelé nos gramados. Importante lembrarmos da pintura de Pelé com a camisa do Brasil feita pelo artista urbano de renome internacional Kobra na fachada do Centro de Convenções da Ponta da Praia. O Edifício Agulhas Negras no Canal 3 (Avenida Washington Luis, 556), onde Pelé residiu em 1967, possui uma placa sobre o feito. Além da própria Vila Belmiro, da Barbearia do Didi, do CT do Santos que leva seu nome, e do Memorial das Conquistas do Santos FC, que representam a essência dos feitos de Pelé na Cidade.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Topo