Bastidores

Renato Quaresma explica mudanças na base e diz: “O clube é quem vai ganhar com isso futuramente”

Imagem: Arquivo pessoal

Na última terça-feira (23), o diretor das categorias de base do Santos, Renato Quaresma, foi o convidado do programa Pauta Quente, do Meu Peixão, no YouTube.

 

Quaresma retornou ao clube no início do ano, após deixar o comitê de gestão do então presidente Andres Rueda, em junho de 2021. Ao lado do coordenador Gustavo Ferreira e do coordenador técnico Rodrigão, o profissional assumiu a direção das categorias de base do Peixe.

Renato Quaresma também fez parte do início da gestão de Andres Rueda (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Após o “convite surpresa” para participar do programa, o dirigente falou para os apresentadores Felipe Mendes e Matheus Francisco sobre o trabalho que vem desenvolvendo com os Meninos da Vila:

“Nós temos feito um trabalho forte na base para mudar algumas situações. Os processos estão sendo muito bem aplicados no dia a dia, a gente mudou todo o processo, tanto administrativo, quanto operacional da base. Hoje, temos dentro da base uma área de inteligência e outra de captação”, disse o diretor.

Dentre as mudanças realizadas, Quaresma citou a contratação de novos profissionais para captação e mapeamentos por todo território nacional.

“Todas as mudanças foram feitas dentro de um processo de avaliação, de escolhas com profissionais do mercado. Hoje a gente faz a captação em vários campeonatos do Brasil, que também foi uma nova medida que nós tomamos. Porque o Santos estava distante de alguns campeonatos, de algumas captações”, completou.

 

Santos é o atual vice-líder do Brasileiro Sub-17 (Foto: Bruno Vaz / Santos FC)

Na visão de Quaresma, a atual diretoria, recebeu as categorias de base bem pior que deixou, há 14 anos atrás. Uma reestruturação precisou ser feita para que novos atletas chegassem e os que lá estavam fossem melhor preparados.

“Nós criamos um sistema que anteriormente estávamos bem desfalcados, para que possamos trabalhar os processos, trabalhar as avaliações. Trazer novos atletas, trazer craques, colocar os que nós temos no clube hoje numa condição melhor física e mental, com mais potencial para que a gente possa também subir esses atletas com qualidade”.

Em sete meses de trabalho, o mandatário visualiza que o clube já está colhendo frutos destes investimentos.

“Nós temos hoje todos os dados medidos. A capacidade física dos atletas, em alguns casos, aumentou até cinquenta por cento. Os resultados dos processos que estamos montando está sendo aplicado no campo e também com os atletas. O clube é quem vai ganhar com isso futuramente.”

 

Categoria Sub-13 na disputa da Copa Buh (Foto: Divulgação/Santos FC)

Questionado sobre a quantidade de atletas na base santista, o dirigente respondeu que novas categorias foram criadas, tanto no futsal quanto no campo.

“Foram aumentados três categorias esse ano: Sub-10, 11, 12 e 14. E nós aplicamos um aumento de sete a dez anos, os meninos que faziam salão, agora também estão fazendo campo. Para todas essas mudanças, nós adquirimos também uma comissão técnica para cada uma das atividades. Cada uma das comissões é montadas com analistas, fisioterapeutas”, revelou o diretor.

Quaresma ainda relatou sobre o processo de transição entre categorias.

“Quando a base começa a revelar e ter o potencial de colocar atletas na equipe profissional, você precisa ter uma reposição dos atletas que estão subindo. Então hoje, o Sub-20 joga com os 20 (atletas) que tem dentro do grupo e mais alguma reposição que a gente faz através das avaliações. Você tem os do Sub-17 que estão subindo, o 15 vai recompondo o 17 e você vai fazendo essa transição toda”, finalizou.

 

Você pode acompanha a entrevista na íntegra a entrevista com o diretor no canal do Meu Peixão, no YouTube.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

O Meu Peixão é uma plataforma dedicada a fornecer uma cobertura abrangente e envolvente do dia a dia do Santos Futebol Clube. Criado para atender às necessidades dos torcedores apaixonados pelo clube, o Meu Peixão oferece uma variedade de conteúdos, incluindo notícias, colunas, matérias e informações exclusivas sobre o universo do Alvinegro Praiano.
Topo