Com a intenção de evoluir todos seus setores dentro do futebol profissional, o Peixe tem realizado investimentos e criado processos no seu Núcleo de Análise de Desempenho desde janeiro de 2024.
Composto por Dênis Lupp, Raphael Barletta e Gabriel Soares, o setor tem como principal função fornecer informações para a comissão técnica e jogadores, de modo a contribuir com o desenvolvimento da performance da equipe. Os profissionais são responsáveis por analisar os treinamentos, desempenho coletivo e individual, além de abastecer a comissão técnica com informações e dados das equipes adversárias.
Desde o início da nova gestão, em janeiro de 2024, o Núcleo de Análise vem recebendo melhorias e novos processos tem sido implementado. Agora o departamento conta com um banco de dados específico para o clube. Anteriormente, os dados ficavam com os profissionais de cada comissão técnica e, em caso de saída, o clube ficava sem o material à disposição.
“A gente busca deixar a comissão técnica preparada para tudo que pode acontecer no jogo. Buscamos avaliar quais são os padrões dos adversários em cada fase do jogo, abrindo esse leque para o técnico poder treinar a equipe durante a semana e tomar as melhores decisões sobre tudo que envolve a partida”, afirmou o analista Raphael Barletta.
Novos equipamentos também foram adquiridos. Agora o CT Rei Pelé possui uma câmera fixa para gravação das atividades em dias de chuva. Dispositivos necessários para realizar transmissões em tempo real da imagem da câmera aberta direto para o branco de reservas também foram comprados pelo clube.
“Evoluímos bastante na questão estrutural. Como um exemplo, fazer essa transmissão em tempo real da nossa câmera aberta para o banco facilita a tomada de decisão da comissão durante o jogo, coisa que não tínhamos antes. Desde janeiro a gente também já conseguiu implantar aqui a unificação com os dados de fisiologia com os dados de desempenho. Unificamos também todos os relatórios e agora isso tudo é próprio do clube, que era uma dificuldade que a gente tinha antigamente, das pessoas saírem e esses dados não ficarem para o clube. É um processo que tem muito espaço para crescer ainda, mas o clube já deu esse start”, ressaltou Barletta.
ANÁLISE DE DESEMPENHO X MERCADO
Apesar da proximidade, os setores de Desempenho e Mercado englobam áreas distintas em um departamento de futebol. Enquanto o setor de Desempenho busca analisar a performance coletiva e individual, com o intuito de fornecer à comissão técnica, atletas e dirigentes, dados e informações relevantes para subsidiar as tomadas de decisões que venham a influenciar e auxiliar na melhora e evolução da equipe, o setor de Mercado tem sua atenção voltada para a prospecção e monitoramento de atletas que podem se tornar reforços da equipe.
“Anteriormente eram setores completamente separados e hoje existe uma integração muito maior. O Fernando e o Tiago quando chegaram já buscaram esse contato com a gente e estamos nos ajudando. Apesar das diferenças entre as duas funções, elas acabam se complementando. Estamos todos em prol da evolução do clube”, relatou Barletta.
Com a chegada do novo CEO, Paulo Bracks, o Santos segue buscando melhorias para o seu Núcleo de Análise. O clube entende a necessidade de se manter atualizado a nível mundial e seguir a tendência de captação de dados.
“Estabelecemos algumas metas de crescimento e a principal delas é também englobar a base com essas novidades. Vamos avançar com esses processos e essa metodologia de análise na base para unificar os processos desde as categorias menores até a equipe profissional”, finalizou o analista de desempenho Gabriel Soares.