Por: Andrey Reis e Lívia Abreu.
Nesta terça-feira (19), Daniel Gonzales, secretário social do Santos FC, gerou indignação ao publicar conteúdo considerado pelos torcedores com teor racista na rede social X. Em resposta, torcedores do clube intensificaram os pedidos por sua demissão.
Histórico controverso dentro do Santos
Daniel assumiu a Secretaria Social do Santos no início da gestão de Marcelo Teixeira, onde já havia atuado em gestões anteriores, de 2018 a 2020. Em sua primeira passagem, o profissional foi demitido, acusado pelo próprio clube de vazar informações pessoais dos associados.
Na época, a antiga gestão do Santos FC afirmou que havia provas de que Daniel repassou valores atrasados de membros inadimplentes e os boletos para serem quitados, efetuando um pagamento com seu cartão de crédito pessoal. E em nota, o clube afirmou:
“O Santos FC informa que em expediente interno foi apurado, com provas documentais, que o Sr. Daniel Maradei Gonzales, nos últimos 60 dias, passou a solicitar informações acerca de nomes de sócios, de valores pendentes de sócios inadimplentes e os respectivos boletos para quitação através de telefone pessoal de ambos.” No entanto, o funcionário foi absolvido na CIS sobre o caso.
Em sua rede social “X” (antigo twitter), o coordenador sempre demonstrou comportamentos considerados problemáticos e preconceituosos pelos torcedores. Daniel justifica suas falas com a chancela de ser cristão e um “defensor da família tradicional”.
No início deste ano, quando foi confirmada sua volta, muitos torcedores expuseram sua indignação e seguem pedindo sua demissão desde então.
Os pedidos para o desligamento do profissional aumentaram após ele compartilhar uma postagem com o título “Stop dressing like a Ni**r” (Pare de se vestir como um negro). Daniel também comentou na publicação com a seguintes aspas:
“Imperdível para todos os jovens negros do mundo: vocês não precisam abraçar o “estilo de vida bandido”. Vocês podem ser médicos, empresários e advogados. Não se trata da cor da sua pele. É sobre como você se veste, como você fala e como se apresenta ao mundo.”
Tweets de Daniel Gonzalez atacam o Futebol Feminino
É de conhecimento geral que as Sereias da Vila sempre foram uma referência no futebol feminino do país. No último domingo, infelizmente, a equipe feminina do Santos foi rebaixada pela primeira vez em sua história.
Além disso, novos tweets de Daniel Gonzalez foram encontrados, desta vez menosprezando a modalidade. Em um dos tweets, ele afirma que quem gosta de futebol feminino é homossexual, o que revela um preconceito homofóbico, e ainda descreve o futebol feminino como um “castigo”.
Este comportamento é especialmente chocante considerando o histórico de ações do Santos FC contra discriminação. Em 2019, o clube lançou uma camisa contra o racismo e se uniu ao Observatório da Discriminação Racial (órgão que monitora, divulga casos de racismo no futebol) e lançou a campanha #ChegaDePreconceito, onde a logomarca do Observatório, ia na camisa do Peixe.