José Renato Quaresma, coordenador das categorias de base do Santos, é o entrevistado do Meu Peixão na TV. O programa vai ao ar nesta segunda-feira (2), às 19h30, na TV Cultura Litoral e YouTube do Meu Peixão.
Na entrevista, que foi realizada nos estúdios da TV Cultura Litoral, com a presença de Felipe Mendes, Andrey Reis e José Gustavo, do canal Olheiros.
Novos “raios”
Nadson, jogador do sub-15 santista, é um dos grandes destaques da categoria. Jogador que chama a atenção pela habilidade, Quaresma falou sobre o projeto que o Peixe tem para ele. “O Nadson é um jogador bem diferenciado e precisamos tomar todos os cuidados com ele, relacionados à parte mental, física e estrutural. Precisamos trazer a família para entendimento do projeto do Santos. Para este ano, começamos o processo de levá-lo ao sub-17, nós gostaríamos de engajá-lo na categoria, para que daqui a pouco trazê-lo ao sub-20, e quem sabe colocá-lo na Copinha do ano que vem”, afirma Quaresma, que também disse que existem outros excelentes atletas no sub-15.
Estudos dos jovens atletas
Uma parte da entrevista que chamou a atenção, foi quando José Renato Quaresma disse sobre os estudos dos jovens jogadores. Para ele, as notas dos jogadores nas escolas melhoraram muito. “Jogadores que tiram nota vermelha na escolha não treinam”, disse o coordenador.
Formar e vender
Em outro ponto da entrevista, Quaresma destacou que o Santos precisa precisa formar e vender jogadores. “Nós precisamos arrecadar com o jogador que subir (para a equipe profissional), não é saindo vendendo jogador. Mas é fazer o que o Palmeiras faz hoje, que é vender um jogador que pode sustentar o todo time de cima (financeiramente), e não faz falta para o esquema tático”. afirma Quaresma, que complementou dizendo que não dá para pensar em apenas formar jogadores como Neymar e Rodrygo. “É muito difícil”.
Outros assuntos
Além dos assuntos relacionados à categoria de base do Peixe, como Rodrigo Cezar, jogador africano fechado com o Peixe e Kauan Basile, Quaresma também falou sobre política, Andres Rueda e o projeto do novo CT para as categorias de base.
Lembrando que a entrevista completa, com todos os assuntos abordados, você confere nesta segunda (2), às 19h30 na TV Cultura Litoral e YouTube do Meu Peixão.