Contra o Coritiba, o Santos fez o seu papel, garantiu a vitória por 2 a 0 e assegurou matematicamente seu retorno à Série A em 2025. O resultado do Peixe, combinado com o resultado dos rivais do G4, podem inclusive dar o título ao Santos neste domingo, contra o CRB na Vila Viva Sorte.
Após a partida, o técnico Fábio Carille falou sobre a dificuldade encontrada na Série B, que foi além do esperado. “No Paulista, não tínhamos responsabilidade nenhuma e jogamos mais solto. Tivemos uns 10 jogos em um nível legal. Já na Série B, tínhamos a obrigação de subir. Muitas vezes, esse peso atrapalhou. A responsabilidade ter que ganhar, ter que voltar, atrapalha e a cobrança é diferente. Se tivéssemos chegado nas quartas-de-final do Paulista, ninguém iria falar nada, pois a cobrança estaria no Brasileira. Com certeza, esse peso não é só pra mim, mas para os jogadores dentro de campo, que tiveram momentos que não soubemos administrar, mas no final, deu tudo certo. O Santos está de volta.”
Carille também foi questionado sobre sua continuidade no Santos para 2025. Na sua resposta, o técnico desconversou, mas alertou que o “projeto 2025” já está atrasado. “O jogo tem 15 minutos que acabou e foi só comemoração no vestiário. Não deu para pensar em nada ainda, mas pelos próximos dias, teremos uma definição. O que eu penso é que o Santos está muito atrasado em relação a 2025, a planejamento. Está muito atrasado e a gente não pode perder mais tempo. Se eu vou continuar, se eu não vou continuar, esse não é o problema. O importante é todos pensarem no Santos e saberem o que querem para 2025 e começar a direcionar muitas coisas.”
OPINIÃO CONTRÁRIA
Discordando do técnico santista, o presidente Marcelo Teixeira falou que o Santos não estaria atrasado no seu projeto para 2025, mas está ‘numa velocidade boa’, dando a entender que o foco inicial era garantir o retorno, para depois partir para as definições. “Não estamos atrás. Estamos numa velocidade boa e pode ter certeza que o ritmo que nós queremos, vamos colocar em prática. Vocês mesmo diziam após a nossa coletiva nas eleições, o que seria do Santos em 2024. E nós, em um tempo recorde, remontamos um grupo de jogadores que cumpriram o seu dever e sua tarefa. Mais uma vez nós vamos fazer igual. Para 2025, dada a proporção, com toda a responsabilidade que o Santos possui nesta reconstrução, mas o Santos vai voltar de uma forma diferente em 2025.”
O presidente santista ressaltou a importância de cumprir o objetivo de retornar à Série A, local de onde o Santos nunca deveria ter saído ao longo da sua história. “Hoje é curtir esse momento, pois recolocamos o Santos onde ele nunca deveria ter descido. O Santos é muito grande, representa o futebol arte, o futebol mais importante, com todo o respeito aos demais. Agora, para 2025, é visar um planejamento importante visando fazermos bons papéis em todas as competições no ano que vem.”
TÍTULO NA VILA
Com a vitória contra o Coritiba, o Santos chegou aos 68 pontos, além de abrir 5 pontos do Mirassol e também do Novorizontino, faltando duas rodadas. Pela 37ª rodada o Santos vai receber na Vila Viva Sorte o CRB e com um empate, o Santos assegura o título da Série B. O jogo ainda pode ter a presença do atacante Neymar nos camarotes da Vila. O jogador se recupera de lesão no Brasil e é esperado para acompanhar o jogo no domingo. Em poucos minutos, a carga de ingresso disponibilizada o jogo contra o CRB foi vendida e a torcida deve fazer uma linda festa.