Contratado em fevereiro de 2024, o goleiro Gabriel Brazão se tornou peça chave no time do Santos após a grave lesão do titular João Paulo, em maio. Ao todo, o arqueiro santista disputou 31 partidas, sofrendo 28 gols, média de apenas 0,9 por jogo, e passando 14 sem ser vazado.
Em entrevista ao programa “Apito Final”, da TV Bandeirantes, apresentado pelo Craque Neto, o jovem goleiro falou sobre ter reencontrado a alegria de jogar futebol no Peixe, e revelou sobre as lesões sofridas em sequência, como o rompimento do LCA de ambos os joelhos e lesão no menisco do joelho direito, e que pensou em se aposentar antes de chegar à Vila Belmiro:
“Eu estou muito feliz. Eu me reencontrei no Santos. Foi o melhor ano da minha carreira. Há dois anos, um ano e meio atrás eu quase parei de jogar futebol. Eu tive três lesões no joelho, fiz três cirurgias em oito meses. Foram os dois cruzados e um menisco, sempre em seguida um do outro, e chegou um momento ali que eu pensei em parar”, falou Brazão.
“Sempre foram lesões que tive sozinho, não tinha déficit, nem nada. Eu tive essas lesões e fiquei dois anos parado. Foi um tempo onde eu amadureci muito, minha família me ajudou muito, e esse ano eu pude demonstrar as minhas qualidades, as minhas virtudes. Foi um baita ano e eu tenho certeza que 2025 promete muito mais”, completou.
Pressão da torcida
Mesmo com o acesso à Série A, e o título da Série B conquistados, o Santos passou por uma Série B de protestos, por parte da torcida, pelo desempenho abaixo do esperado dentro de campo, apesar das vitórias.
“Eu acho que nós cumprimos todos os objetivos traçados no começo da temporada. Chegar na final do Campeonato Paulista, voltar para a Série A, ser campeão da Série B. A gente entende a cobrança do torcedor santista. A gente entende por causa da grandeza do clube, então a gente sabe que nós estávamos em um lugar onde o torcedor não estava acostumado. Nos momentos cruciais do campeonato, o torcedor nos apoiou, lotou a Vila Belmiro, nos incentivou e foi peça fundamental para a gente conseguir o acesso e o título.
Carille e novo técnico para 2025
O goleiro santista ainda rasgou elogios e agradeceu ao ex-técnico Fábio Carille
“Eu sou muito grato ao Carille, por toda confiança que ele e a comissão dele depositaram em mim a partir do primeiro jogo que eu entrei (contra o América-MG). Eu agradeço a ele pela oportunidade. É um baita treinador, aprendi muito com ele. A expectativa, a gente tem certeza que toda diretoria está trabalhando para trazer um novo treinador o quanto antes. A expectativa é muito grande, a gente sabe que vai vir um grande profissional e tem tudo para fazer um grande trabalho conosco.”
Brazão ainda completou falando sobre a chegada de Renato Gaúcho ou de Luís Castro, nomes muito vinculados ao clube nas últimas semanas:
“São grandes treinadores que têm sido ventilados nos bastidores. Eu tenho certeza que a diretoria vai trazer um grande treinador, um treinador competente e que vai nos ajudar no dia a dia, para a gente fazer uma grande temporada em 2025.”
Expectativas para 2025
No programa, Gabriel Brazão ainda foi questionado sobre sua expectativa para o ano de 2025 para o Peixe, e sobre o novo técnico do time da Vila Belmiro:
“Minhas expectativas para o ano que vem com o Santos é de brigar por título. Brigar para ser campeão em todos os campeonatos que a gente entrar. A camisa do Santos é muito grande. Nós voltamos para o lugar de onde nunca deveria ter saído, que é a Série A”.
Com contrato renovado, Gabriel Brazão permanecerá no clube até 2028 e para 2025, e deve seguir sendo o goleiro titular do Santos, disputando posição com João Paulo, que vem se recuperando de lesão no tendão de Aquiles.