Depois do início dos treinamentos à frente do elenco do Santos, o técnico Pedro Caixinha foi apresentado na Vila Belmiro e em uma coletiva que há muito tempo não se via na Vila Belmiro, o técnico respondeu de forma conclusiva, as perguntas dos jornalistas alí presente.
Dentre os questionamentos, o técnico português falou sobre a chegada de Thaciano, que vem do Bahia. Caixinha exaltou qualidades de Thaciano, que pode ser muito útil ao Santos, por sua versatilidade em atuar em várias posições. “O Thaciano é um jogador que tem a possibilidade de jogar em diferentes posições. No ano passado no Bahia, jogava no 4-4-2 e fazia mais o segundo avançado. Dividia entre avançado e extremo, vinha de fora para dentro e aparecia muito bem na área. Pode jogar em espaços mais interiores e exteriores, de nove e até falso nove. Jogador que vai nos dar, além da experiência, qualidade e versatilidade de ocupar diversas posições.”
Aguardado no Santos para fazer os exames e assinar seu contrato, Thaciano vem para sua segunda passagem no clube. Em 2016, o meia chegou à Vila Belmiro, atuou um mês pela equipe B e o técnico Dorival Júnior que comandava o time na ocasião, o trouxe para o elenco principal, onde atuou em 16 jogos e fez 5 gols, saindo do Santos em 2017. Após o Peixe, o jogador teve passagens pelo Grêmio, Bahia, Altayspor/TUR e retornou ao Bahia.
Ao longo da carreira, Thaciano acumula 335 jogos, onde fez 59 gols e distribuiu 30 assistências, atuando em todas as posições do meio-campo e ataque. O meia chega ao custo de US$ 4,5 milhões, aproximadamente R$ 27,5 milhões no câmbio atual e terá um contrato de 3 anos, com renovação automática, em caso de metas alcançadas.
OUTROS NOMES
Além de Thaciano, a diretoria tem conversas bastante avançadas para contar com o volante Thiago Maia, que envolve Internacional e Flamengo nas negociações. Já Tiquinho Soares, é aguardado no CT Rei Pelé para fazer seus exames, o mesmo caso de Leonardo Godoy, vindo do Athletico/PR.
No entanto, o atacante inglês Josh Windass, ainda depende de um aceite do seu clube o Sheffield Wednesday. O clube da segunda divisão do futebol inglês, inicialmente não aceitou liberar o jogador agora em janeiro. O atleta tem vínculo com o clube até junho de 2025 e o clube quer contar com o atleta até o final da temporada européia.