O diretor da Base José Renato Quaresma em entrevista ao programa Baixada Esporte, falou de vários assuntos, trouxe novos detalhes sobre a reforma do CT Rei Pelé, diz que Neymar Pai é quem está à frente do projeto e falou sobre a internacionalização da Base.
O projeto de reforma e ampliação do espaço destinado a base do CT, segundo Quaresma, foi passado para Neymar Pai, através de uma conversa com Léo (ex-jogador) e hoje Coordenador de transição, onde prontamente foi atendido para começar o desenvolvimento do projeto. “Através de uma conversa com o Léo, que é Coordenador de Transição, passamos as necessidades que teríamos de executar, houve um planejamento que foi passado para Neymar pai, que aprimorou as necessidades, trouxe parceiros, e vai ser construído esse novo local de apoio pro CT Meninos da Vila. Com questão ao Gramado que hoje é sintético, estamos conversando com Neymar Pai, sobre a possibilidade de troca até o fim do ano.” Disse Quaresma.
Já com questão ao CT meninos da vila, o diretor do Santos disse que o local não vai passar por reformas nesse momento e poderá ser utilizado para a construção de uma nova Arena para o Santos ou uma eventual troca por outa localidade que atenda aos interesses do Santos.
“Temos estudos feito dentro da área de patrimônio, onde tem a possibilidade de ser um estádio, pois tem um espaço de quase 28mil m2, hoje a vila conta com 19mil m2. Assim que estiver pronto e alocado os meninos na nova estrutura, o terreno do CT poderá servir como forma de pagamento, para uma futura aquisição de um espaço para construção de um novo local para os meninos ou para uma futura Arena” concluiu Jose Renato Quaresma.
Quaresma também falou sobre a internacionalização da base, onde tem chegado destaques sul americanos, como são os casos de Miguelito, Vilarreal e Profeta, que vem sendo convocados frequentemente por suas seleções. Segundo o diretor do Peixe, hoje o Santos procura jogadores com valor agregado para futuras vendas. O Santos tem ofertas de franquias no exterior, para aquisição de jogadores que possam chegar e ser desenvolvidos para o futuro. Hoje o Sub-17 e o Sub-20 conta com destaques de jogadores sul americanos e também jogadores brasileiros, como é o caso de Robson Jr que vem em um processo de maturação para então ser promovido ao profissional.
Sobre Robinho Jr, Quaresma diz ser um “craque” em desenvolvimento, que está passando por um processo de maturação e que a grande expectativa sobre o jogador pode atrapalhar o processo.
“ Se você levar o Juninho hoje para o profissional, fatalmente atrapalhará o seu crescimento, tem que passar pelo Sub 20 para se desenvolver e também fazer um trabalho mental , pois tem a ansiedade do atleta e também da torcida, o aspecto dele é igual ao pai, ele é melhor que o pai (pode escrever isso), ele é canhoto, ele tem essas habilidades, mas precisa trabalhar bem essas habilidades, ser mais constantes essas habilidades, isso é o fator jogador. Ele tem toda estrutura para trazer felicidades, como o pai dele trouxe para o torcedor.” -concluiu Quaresma.
Hoje o Santos possui uma safra promissora, com jogadores de potenciais que podem, há qualquer momento subir ao profissional e gerar retorno financeiro ao clube. “Hoje no Sub-20, pegando uma média baixa, temos 40 milhões de Euros, se eu estivesse falando de 10 jogadores, estou falando de 4 milhões de Euros cada um, por baixo. Tenho um jogador que no meu pensamento lá, que por menos de 15 milhões de Euros não se vende. Sem individualizar, mas se o presidente me consultar por 15 milhões de Euros eu não vendo, porque vai se pegar muito mais nele.” -revelou Quaresma em entrevista.
