Guilherme vem se destacando em sua passagem pelo Santos, o jogador de 29 anos foi contratado no início de 2024 pelo Santos vindo do Fortaleza, o Peixe desembolsou cerca de 4,8 milhões ao Grêmio, clube que o revelou. Vale destacar que no Fortaleza, Guilherme obteve boa passagem, onde marcou 10 gols em 52 jogos pela equipe do Nordeste brasileiro, atraindo interesse do Santos e também de Clubes da série A do Campeonato Brasileiro.
O jogador diz estar feliz com a camisa do Santos, onde tem correspondido todas as expectativas do torcedor, que vê em Guilherme um dos pilares dessa evolução que o time está apresentando em 2025, com gols, assistências e boa recomposição defensiva, que hoje faz do jogador peça chave no esquema tático de Pedro Caixinha.
“O Guilherme está num momento muito bom. Tem trabalhado muito. Os bons jogadores criam essas associações que os fazem melhor jogadores. A chegada do Neymar auxilia isso. A minha forma de ver o jogo sobre o crescimento de Guilherme e Soteldo vai além das associações ofensivas. O Guilherme participa ofensivamente e na defesa. Ele tem algo automático porque fazia isso desde a Arábia. Nossa dinâmica de criar concentração sobre o lado da bola. Ele tem que fechar mais por dentro. Ele tem abertura para fazer e isso nos ajuda. Temos jogadores que desiquilibram no ataque, mas no momento defensivo o fazem de forma eficaz” – analisou Caixinha.
O treinador exaltou a postura de Guilherme no trabalho de recomposição da equipe, no fim da partida contra o RB Bragantino. “Time esteve sólido em relação a compactação e forma de ocupar o ataque. Isso faz com que o time tenha o equilíbrio para jogar no ataque, estar equilibrado quando perdemos a bola para recupera-la. Posso referir a dois jogadores que evoluíram taticamente. O Soteldo e Guilherme que fecharam espaço interior quando a bola estava do lado contrário.”
Guilherme marcou o gol 13 mil da história do Santos na partida contra o São Paulo na Vila Belmiro, pela sexta rodada do Campeonato Paulista, aos 42 minutos da primeira etapa, ele anotou seu nome na história do Peixe. Emocionado, no intervalo, o jogador quase foi às lágrimas em entrevista. “De fato, difícil falar nesse momento, confesso que orei tanto. Pedi tanto para que Deus me desse esse presente hoje. É mais do que um gol. Tanta gente fez história aqui. Com esse gol, marquei minha história. Se o Guilherme Amado não fizesse mais nenhum jogo com essa camisa, nenhum torcedor vai esquecer de mim. Muito grato a Deus, sem palavras.”- disse Guilherme.
A vinda de Neymar para o Santos foi primordial para o crescimento dos jogadores e Guilherme está realmente sabendo aproveitar a passagem do ídolo e agora companheiro no Santos. Neymar já deixou Guilherme em condições de marcar algumas vezes no campeonato, para o jogador é um sonho poder jogar com o astro. “É um privilégio. O Neymar é um símbolo mundial. É meu ídolo. Em várias entrevistas no ano passado fui perguntado e comentava que seria um sonho jogar ao lado dele. Hoje, poder realizar isso, é incrível. Estar no dia a dia dele. Neymar é um cara espetacular, fora de série. Ele nos constrange o tempo todo pela humildade e simplicidade. Não é à toa que ele é o que é, ganhou o que ganhou. Representa para todos nós, não só brasileiros, no mundo.” – declarou Guilherme.
Guilherme fez pelo Santos 23 gols em 57 partidas, o jogador revelado pelo Grêmio teve passagem pelo Botafogo, Sport, Chapecoense, mundo Árabe e Fortaleza antes de chegar em definitivo ao Santos.
