O Santos foi acionado na FIFA, pela aquisição do zagueiro João Basso em 2023. O jogador pertencia ao Arouca de Portugal e foi adquirido por 2,5 milhões de Euros (12,5 milhões de reais) na cotação do período.
O clube português diz que o Santos, pagou apenas uma parcela do acordo no valor de 500 mil Euros. Com parcelas atrasadas há mais de um ano e diante desse cenário, o clube acionou a FIFA para resolução do caso. O Arouca pede reparação no valor de 2,5 milhões de Euros (15,5 milhões de reais) na cotação atual, e reivindica a dívida com acréscimos de juros e todas cláusulas contratuais por descumprimento do acordo.
João Basso foi contratado em 31 de julho de 2023 na gestão Andrés Rueda, onde até o momento, o atleta disputou 27 partidas com a camisa do Peixe, com 2 gols e 1 assistência. O jogador foi emprestado ao Estoril também de Portugal, onde teve bom desempenho e acabou retornando a equipe santista na metade de 2024, e logo foi reintegrado pelo técnico Fábio Carille.
Em 2025 após ter deixado boa impressão na serie B, o atleta começou com moral na equipe, estando entre os titulares no inicio de trabalho de Pedro Caixinha, mas acabou perdendo espaço após erros individuais na atual configuração da equipe.
O Atleta foi revelado pelo Paraná Clube e teve passagem por Estoril e Arouca ambos de Portugal, além do Santos seu cube atual. O jogador tem contrato com o Santos até 31 de dezembro de 2026.
