O Santos perdeu para o Fluminense no Maracanã pelo placar de 1 a 0, aos 52 minutos do segundo tempo, com gol contra de Escobar. Com o resultado a equipe do técnico Pedro Caixinha, entra em crise após 3 jogos, com 2 derrotas e 1 empate, amargando a décima oitava colocação do Campeonato Brasileiro.
O retorno do craque
Neymar retornou a equipe após passar mais de um mês lesionado, quando sentiu um incomodo na coxa, na partida das quartas de finais do Campeonato Paulista, contra a equipe do RB Bragantino. O craque Alvinegro entrou apenas na segunda etapa da partida, depois de um primeiro tempo muito ruim do Santos, com quase nenhuma criação, Neymar movimentou mais o meio-campo e a chegada ofensiva, levou cartão amarelo em uma disputa de bola, seguida de discussão com Samuel Xavier, o autor da vitória do Tricolor. Ele terminou o jogo sem gol ou assistência.
Ao fim da partida Neymar concedeu entrevista, onde destaca que o Santos tem um bom time, mas precisa de personalidade de seus jogadores, para conseguir reverter início ruim da equipe no Campeonato.
“Saudar o nosso torcedor na vitória é muito fácil. Quero ver levantar a cabeça e cumprimentar o torcedor que veio nos apoiar na derrota. Por isso chamei eles. Nessa situação, seria mais difícil sem a torcida. Sabemos da nossa situação e só depende de nós, temos um time bom, falta encaixar e mais personalidade para mostrar quem é o Santos”. Disse Neymar em entrevista após a partida.
O jogador se diz bem e pronto para jogar, deixando na mão dos médicos e comissão técnica sua escalação na sequência do campeonato. “Eu quero jogar. Desde quando voltei, estou à disposição. Respeito o treinador, estafe médico e vamos ver. Estou inteiro e me senti inteiro hoje, me movimentei bem”. Concluiu o craque do Peixe.
Soteldo
O atacante Yeferson Soteldo se lesionou com menos de 30 minutos de jogo e agora é desfalque certo do Santos, para a sequência do Campeonato Brasileiro. O Baixinho não Participou dos treinamentos em campo, durante boa parte da semana, viajando no sacrifício e entrou na partida somente na segunda etapa, mas com menos de 30 minutos sofreu fisgada na coxa que estava em tratamento, agravando a lesão após correr para conter um conta ataque do Fluminense.
Situação de Pedro Caixinha
O técnico Pedro Caixinha chegou ao Rio de Janeiro sobre pressão extrema, pela situação atual do time, que vem de 3 jogos e nenhuma vitória na competição. Após a derrota para o Fluminense, o treinador concedeu entrevista, ressaltando estar ciente do início ruim da equipe, onde apesar da pressão, o técnico se diz convicto na melhora do Santos e que essa situação dá mais força para continuar.
“Assumo esse início ruim, os resultados falam por si. Os resultados marcam a diferença para os treinadores, mas isso não muda nada em mim, a forma como eu vejo o jogo, como me pré-disponho a trabalhar. Não muda nada sobre a minha crença na capacidade de levar ao grupo a fazer o que temos capacidade. Isso me dá mais força, tenho essa força interior em mim e nesses momentos dou mais e melhor de mim”, declarou o treinador Santista.
Caixinha falou também sobre a derrota para o Fluminense. “Tivemos tempo para trabalhar ao longo da semana, era o que acreditávamos para esse jogo. Fomos muito bem, principalmente no jogo de preparação, e hoje inexplicavelmente não conseguimos jogar com a bola e nem agressivos na pressão alta na zona mais adiantada de campo. O adversário foi ligeiramente superior, nos fez defender em zonas mais baixas. Em zonas mais baixas, nos defendemos bem, tivemos mais controle com a bola, não cedemos tantas chances, mas não tivemos capacidade de criar no primeiro tempo. No intervalo, fizemos as alterações, com oportunidade de ter mais a bola. Quisemos arriscar, sabíamos que arriscaríamos com o Neymar e o Soteldo, em termos do que queríamos. Tivemos mais a bola com o Neymar, com o Bontempo tivemos mais bola também, mas nunca capacidade de levar perigo à última zona. Existia ataque na profundidade, queríamos explorar isso no fim e nunca conseguimos fazer. Depois acontece o gol quando todo mundo imaginava o empate. Pelo que o Fluminense fez, no volume de jogo, acho que foram merecedores”, concluiu Pedro Caixinha.
A diretoria avalia a permanência de Pedro Caixinha. O presidente Marcelo Teixeira está muito decepcionado com o trabalho até aqui e a demissão do treinador após a derrota, não está descartada pela alta cúpula Alvinegra. Alguns treinadores estão no radar e as próximas horas, será definitiva para o futuro de Pedro Caixinha na equipe do Santos.
O Santos enfrenta o Atlético mineiro na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, na quarta-feira (16), às 21h30 na Vila Belmiro, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE FC 1 X 0 SANTOS FC
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Data: domingo, 13 de abril de 2025
Horário: 19h30
Cartão amarelo: Bernal e Cano (FFC); Léo Godoy, Zé Ivaldo e Neymar (SFC)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Auxiliares: Felipe Alan Costa e Celso Luiz da Silva
Gols: Samuel Xavier aos 51min do segundo tempo.
FFC: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Martinelli (Thiago Santos), Hércules (Bernal) e Lima (Keno); Arias, Cano (Everaldo) e Canobbio (Paulo Henrique Ganso). Técnico: Renato Gaúcho
SFC: Gabriel Brazão; Léo Godoy, Zé Ivaldo, Gil e Gonzalo Escobar; Diego Pituca (Gabriel Bontempo), João Schmidt e Rollheiser (Soteldo) (Gabriel Veron); Thaciano, Tiquinho Soares (Deivid Washington) e Thaciano (Neymar). Técnico: Pedro Caixinha
