Depois de ficar fora desde julho, o lateral direito Aderlan passou por cirurgia de reconstrução do ligamento do joelho esquerdo. A lesão aconteceu na partida contra o Ituano, pelo primeiro turno da Série B, em 2024.
Na ocasião, o jogador além de fazer reconstrução ligamentar, também fez reparo no menisco, através de sutura. Obedecendo todas as fases protocolares de recuperação, Aderlan faz preparação física e está próximo de ser incorporado ao elenco de Pedro Caixinha e poder atuar no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.
Ansioso pra voltar aos gramados, Aderlan afirmou estar bem e quer atuar, para poder entregar de corpo e alma. “Espero voltar bem para ajudar a equipe. Para mim é uma honra vestir essa camisa. A gente sabe que quando está em campo, tem de deixar tudo, se entregar de corpo e alma. Estou me sentindo bem, evoluindo e agora só esperar terminar a preparação física para ser inserido com o grupo no dia a dia para poder voltar a jogar.”
Durante a recuperação da lesão, Aderlan destacou o apoio da família, em especial sua esposa,Thalisse. “No começo eu fiquei um pouco abalado. Agradeço, primeiramente, a Deus, depois à minha família, à minha esposa, que está no dia a dia do meu lado e me ajudou bastante nessa questão e ficar de fora, de entender a lesão, do tempo que eu ia necessitar para voltar. Também não posso deixar de lembrar da equipe de fisioterapia do Santos FC, que esteve comigo esse tempo todo, me dando força e me aguentando (risos), e claro, a equipe médica. Graças a Deus estou bem, agora é só se preparar para voltar a jogar.”
No atual elenco, Pedro Caixinha tem na lateral direita além de Aderlan, JP Chermont, atual titular e Léo Godoy, que não fez nenhuma partida com bom rendimento e tem seu nome muito contestado.
Contudo, este será o segundo clube que Aderlan e Pedro Caixinha se encontram, já que trabalharam juntos no Red Bull Bragantino. No entanto, o técnico português liberou o jogador no final de 2023 para vir para o Santos, alegando que a contratação de Nathan Mendes, seguia a linha de investimento do Massa Bruta e por isso, liberou o jogador.
