O Santos Futebol Clube oficializou nesta quarta-feira (30) a contratação de Maurício Copertino como novo treinador da equipe Sub-20. Ex-auxiliar de Vanderlei Luxemburgo e com ampla bagagem no futebol nacional e internacional, Copertino retorna ao clube onde iniciou sua trajetória como jogador.
“Estou muito feliz. Iniciei aqui com 14 ou 15 anos e retorno 40 anos depois. Sou muito grato a esse clube, de verdade, tudo começou aqui para mim. Estou muito motivado para realizar um grande trabalho à frente da equipe Sub-20″, afirmou o treinador em sua apresentação. “Está sendo um enorme prazer receber esse convite para voltar a representar o gigante Santos Futebol Clube, uma das camisas mais pesadas do mundo.”
Natural de Santos (SP), Copertino foi formado como zagueiro nas categorias de base do próprio Peixe e defendeu o time profissional entre 1993 e 1995. Após encerrar a carreira como atleta, trilhou seu caminho como técnico e auxiliar, com passagens por clubes como Internacional, Atlético-MG, Cruzeiro, Vasco, Corinthians e Palmeiras, além da Seleção Brasileira Sub-20 e Sub-23.
Como treinador principal, comandou equipes como o Zhejiang Yinteng (China), Bani Yas (Emirados Árabes Unidos) e, mais recentemente, o Ferroviário-CE, em 2024.
Copertino chega ao Sub-20 com a missão de manter a tradição formadora do clube: “Os maiores jogadores da história do esporte foram criados aqui na base do Santos. É simples assim. O Santos teve o maior time de futebol de todos os tempos, com diversos jogadores extra classe formados aqui em diferentes épocas. Realmente é um clube que tem em seu DNA revelar grandes craques e praticar um jogo ofensivo. Isso já é uma marca do clube e algo que a gente respeita muito.”
O treinador terá como auxiliar Marcos Basílio, ex-volante revelado na Vila Belmiro e com experiência como técnico em clubes da Baixada Santista, como Jabaquara, Portuguesa Santista e no “ABC” com o EC São Bernardo.
Apesar do anúncio, Copertino ainda não estreia nesta rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. Nesta quarta-feira, o Santos enfrenta o Bahia, fora de casa, em Camaçari (BA), sob o comando interino de Elder Campos, técnico do Sub-17.
