O zagueiro João Basso voltou a ganhar destaque nos noticiários que cobrem o Santos Futebol Clube, mas não apenas por sua fase dentro de campo. A diretoria santista ainda lida com a cobrança de uma dívida junto ao Arouca, de Portugal, clube que detinha os direitos do defensor. O Peixe chegou a ficar próximo de sofrer uma punição de transfer ban da FIFA, mas conseguiu recorrer e postergar o pagamento, mantendo a possibilidade de inscrever reforços.
Apesar do impasse nos bastidores, Basso vive bom momento técnico no elenco alvinegro. Antes da parada do calendário, o zagueiro engatou uma boa sequência de jogos, conquistando a confiança do técnico Cléber Xavier. Ele tem formado a dupla titular de zaga ao lado de Luan Peres, em um setor que evoluiu muito desde a chegada da nova comissão técnica. Com um trabalho específico conduzido pelo auxiliar Matheus Bachi, o Santos sofreu apenas cinco gols em seis partidas sob o comando de Xavier no Campeonato Brasileiro, média inferior a um gol por jogo.
Em entrevista, Basso avaliou como positivos os treinos durante a pausa, destacando a intensidade das atividades para chegar bem na retomada do Campeonato Brasileiro.
“A gente tem treinado bastante desde que nos reapresentamos para chegar no Campeonato Brasileiro o mais preparado possível e dar sequência nos bons jogos que fez antes da pausa. Estamos trabalhando bem, nos dedicando. O treino está sendo intenso, bem forte”, disse o defensor.
O zagueiro também demonstrou confiança em manter o nível de atuação que apresentou antes da parada.
“Eu trabalho visando sempre o próximo jogo, sempre o próximo treino. Então, a gente tem que trabalhar, tem que se dedicar para conseguir os nossos passos, conseguir o nosso lugar, não baixar os braços”, destacou Basso.
Curitibano, o atleta ainda brincou sobre o frio desta semana nos treinos do Santos.
“Cara, eu sou de Curitiba, né? Estou acostumado com isso aí, para mim está tranquilo, não tá muito frio não”, concluiu.
A agenda do Santos para o mês de julho segue indefinida. O confronto contra o Palmeiras, válido pela 13ª rodada, que estava previsto para os dias 12 ou 13, foi adiado até que se defina a classificação final do rival na Copa do Mundo de Clubes. Com isso, o retorno do Peixe aos gramados poderá ocorrer apenas no dia 16, às 20h, na Vila Belmiro, em partida contra o Flamengo.
