O Santos acertou a contratação do atacante paraguaio Gustavo Caballero, de 23 anos, que estava no Nacional, do Paraguai. O Peixe vai adquirir 50% dos direitos econômicos do jogador por 1,5 milhão de dólares (cerca de R$ 8,2 milhões na cotação atual), valor que será pago de forma parcelada. O jogador realizará exames médicos nos próximos dias, caso aprovado assinará contrato válido por três temporadas.
Caballero é destro, atua como ponta-esquerda e vinha sendo monitorado há meses pelo departamento de análise de mercado do clube. Na atual temporada, soma 9 gols em 22 partidas pelo Nacional, números que chamaram a atenção da diretoria santista.
Natural de San Lorenzo, no Paraguai, o jogador completa 24 anos em setembro. Ele começou a carreira no Deportivo Capiatá, passou pelo Sportivo Ameliano e, desde 2023, defendia o Nacional. Sua chegada ao Santos marca a terceira contratação do clube nesta janela, que já havia anunciado o lateral-direito Igor Vinícius e o volante Willian Arão.
Caballero chega para suprir uma das posições mais carentes do elenco: o setor ofensivo pelo lado esquerdo, que perdeu recentemente o venezuelano Yeferson Soteldo, negociado com o Fluminense. Atualmente, Cléber Xavier conta apenas com Guilherme, Barreal e o jovem Robson Júnior para a posição.
A expectativa nos bastidores é que o Santos tente adquirir mais uma porcentagem dos direitos do jogador ao longo do vínculo, dependendo do seu desempenho com a camisa alvinegra.
