O Santos venceu o Flamengo por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (17), na Vila Belmiro, e deu um passo importante para se recuperar no Campeonato Brasileiro. A vitória, garantida por um golaço de Neymar, marcou a retomada da equipe alvinegra, que chegou aos 14 pontos e agora ocupa a 13ª posição.
Diante do líder da competição, o Peixe mostrou organização tática, inteligência nos contra-ataques e contou com a genialidade de seu principal jogador. Neymar marcou o primeiro dele desde o retorno ao clube, em uma jogada ao estilo clássico do camisa 10: dribles curtos e finalização precisa.
“Flamengo é o melhor time do campeonato, defende e ataca muito bem. Saem três jogadores bons, entram outros bons. Difícil jogar contra time assim. Demonstramos que podemos mais do que vivemos até hoje. É um recomeço para nós”, afirmou Neymar, após o jogo.
Recuperando-se fisicamente após longo período afastado por lesão, o craque também falou sobre sua evolução:
“Quero jogar todos os jogos 90 minutos. Quero estar melhor fisicamente, isso requer tempo. Treino e jogo. Não é fácil enfrentar a lesão que tive. Estou muito feliz de poder contribuir de todas as formas. Não estou 100%, mas estou cada vez melhor.”
Estratégia deu certo
O técnico Cléber Xavier adotou uma estratégia clara: pressionar a saída de bola rubro-negra e usar Neymar mais solto no ataque para explorar os espaços. O plano funcionou, e o Santos saiu com a vitória.
“Conseguimos fazer a pressão alta na saída do tiro de meta, não descer tanto. O Flamengo trabalha bem, mas soubemos fechar os espaços por dentro e por fora. Demos poucas chances e aproveitamos os espaços com o Ney, que voltou muito bem.”
“O mais importante foi vencer dentro de casa, fazer da Vila o nosso alçapão. Começar com uma vitória contra um grande adversário nos dá confiança. Vamos seguir jogo a jogo.”, completou o treinador.
Estreia de Robinho Jr e apoio de Neymar
Outro momento marcante da noite foi a estreia oficial de Robinho Jr, filho do ex-atacante santista. O jovem atuou pela primeira vez em um jogo profissional oficial na Vila, após participar do amistoso durante a paralisação para o Mundial de Clubes.
“Tem muito potencial. A semelhança com o pai é muito grande. Não é fácil estar no lugar dele. E não é fácil estrear dessa forma, com a pressão que leva o nome dele”, comentou Neymar.
“Estou aqui para ajudar. É um menino de muito bom coração, torço demais por ele. Fiquei muito contente de vê-lo pequenininho e agora estar ao meu lado. O tempo está passando… e passando rápido (risos). Agora só depende dele. Futebol e potencial ele tem.”
Próximo desafio
O Santos volta a campo no próximo sábado (19), às 18h30, para enfrentar o Mirassol, fora de casa, pela 15ª rodada do Brasileirão. O técnico Cléber Xavier deve contar com o retorno do meia Rollheiser, que cumpriu suspensão na rodada anterior.
O jogo
O Santos FC conquistou mais uma grande vitória na noite desta quarta-feira (16), na Vila Belmiro. O Peixe venceu o Flamengo por 1 a 0, com gol de Neymar, no retorno do Campeonato Brasileiro.
Em um jogo equilibrado, com chances para os dois lados, o time santista foi mais efetivo no ataque, e nas vezes que chegou perto do gol do adversário, conseguiu criar grandes jogadas, e assim, saiu o gol dos pés de Neymar, já na segunda etapa. Destaque também para a grande partida do sistema defensivo do Peixe, que soube neutralizar os ataques do adversário.
Com o triunfo, o Santos ganhou posições na tabela e segue rumo aos seus objetivos na temporada.
O time santista volta a campo no próximo sábado (19), diante do Mirassol, fora de casa, às 18h30.
O jogo
No primeiro minuto de jogo, por muito pouco, o Santos não abriu o placar. Guilherme abriu na esquerda para Souza, que cruzou na área para Barreal. O argentino tocou de cabeça, e a bola bateu na rede pelo lado de fora.
Aos 8 minutos, Neymar lançou Escobar, que avançou, invadiu a área e deixou para Zé Rafael, mas a finalização parou na marcação.
Em jogada pela esquerda, aos 29 minutos, Deivid Washington recuperou a posse e tocou para Neymar. O camisa 10 devolveu para o atacante, que chutou rasteiro, obrigando o goleiro a fazer boa defesa.
Já na segunda etapa, aos 24 minutos, Rincón recuperou a posse de bola e deixou com Deivid Washington, que lançou Neymar. O camisa 10 carregou até a entrada da área e tocou de volta para Deivid, que finalizou em cima da marcação.
Dez minutos depois, Guilherme recebeu de Neymar e cruzou na área. O goleiro adversário afastou parcialmente, e na sobra, Neymar pegou o rebote na entrada da área, dominou e bateu com força, obrigando o goleiro a colocar a bola pela linha de fundo.
E, aos 38 minutos, o Santos abriu o placar. Gabriel Bontempo abriu na esquerda para Guilherme, que devolveu para Neymar, já dentro da área. O camisa 10 carregou e escapou da marcação, para bater cruzado, enganar o goleiro e decretar a vitória do Peixe.
No último minuto, o Santos ainda quase marcou o segundo, após bobeada do goleiro adversário. Robinho Júnior recebeu e tocou para Diego Pituca, que bateu de longe, mas a zaga evitou mais um gol santista.
FICHA TÉCNICA
SANTOS FC 1 X 0 CR FLAMENGO
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos
Data: quarta-feira, 16 de julho de 2025
Horário: 20h00
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Fernanda Nândrea Gomes Antunes
Cartões amarelos: João Basso e Luan Peres (SFC); Jorginho e Bruno Henrique (CRF)
Gol: Neymar aos 38min do segundo tempo.
Público: 13.541
Renda: R$ 1.270.130,00
SFC: Gabriel Brazão; Gonzalo Escobar, Luan Peres, João Basso e Souza; Tomás Rincón, Zé Rafael (Diego Pituca) e Neymar; Barreal (Robinho Júnior), Deivid Washington (Gabriel Bontempo) e Guilherme (Willian Arão). Técnico: Cléber Xavier
CRF: Rossi; Wesley, Léo Ortiz (Léo Pereira), Danilo e Varela; Allan (De la cruz), Jorginho e Arrascaeta (Juninho); Luiz Araújo (Everton Cebolinha), Plata e Bruno Henrique (Wallace Yan). Técnico: Filipe Luís
(Foto: Raul Baretta/Santos FC)
