O Santos conquistou uma vitória fundamental na noite deste domingo (10) ao bater o Cruzeiro por 2 a 1, de virada, no Mineirão. Com gols de Guilherme e Caballero, o Peixe superou um dos líderes do Campeonato Brasileiro e chegou aos 21 pontos em 18 jogos, ocupando agora a 14ª colocação, se afastando da zona de rebaixamento.
O duelo teve dois tempos distintos. No primeiro, o time da Baixada apresentou um futebol apático e foi para o intervalo atrás no placar. No entanto, uma tripla substituição feita por Cléber Xavier mudou o rumo da partida. Nas jogadas decisivas, Caballero serviu Guilherme para empatar e, minutos depois, recebeu do camisa 11 e marcou o gol da virada santista.
A vitória veio em um momento de pressão para Cléber Xavier, que chegou a Belo Horizonte com o cargo ameaçado. Mesmo assim, o treinador evitou falar em alívio e reforçou o objetivo do Santos na competição.
“Não adianta eu pensar nisso (pressão). Tenho que falar com os atletas, com a minha comissão, tentar de alguma forma. Não é fácil. O Santos está voltando, temos que trabalhar e acalmar os atletas. Uma equipe não se faz num estalo de dedos”, destacou o treinador.
Xavier também ressaltou a importância da entrega do elenco:
“Valorizo o grupo e a entrega deles no dia a dia, principalmente no segundo tempo desse jogo”.
O técnico pregou foco total na sequência do campeonato:
“Agora, é recuperar e descansar, seguir o foco no trabalho. Nosso objetivo, nesses dois meses, é tentar chegar na primeira parte da tabela. Esse é o nosso objetivo inicial”.
O comandante santista admitiu que a primeira etapa foi ruim e detalhou as mudanças táticas que fizeram o time reagir:
“Fizemos um primeiro tempo abaixo. Tentamos corrigir, mas o Cruzeiro fez uma marcação muito forte. Mudamos de ideia no intervalo: colocamos o Tiquinho para sustentar o pivô, o Caballero aberto, e o Zé para termos mais posse de bola. Crescemos e poderíamos ter feito mais gols”.
Agora, o Santos se prepara para enfrentar o Vasco no próximo fim de semana, no MorumBis. A expectativa é de casa cheia: já foram vendidos 35 mil ingressos e a previsão é de que o público ultrapasse 50 mil pessoas, o maior do Peixe no ano.
O jogo
Na metade inicial da primeira etapa, as melhores chances foram da equipe da casa. Com vinte minutos jogados, Gabriel Brazão fez defesa de grande reflexo em cabeceio do lateral Kaiki.
Dez minutos depois, Barreal puxou contra ataque pelo meio do campo ofensivo e a bola passou por Neymar Jr. e Rollheiser, que acionou Souza chegando pela esquerda da área. Na batida cruzada do lateral santista, a zaga do Cruzeiro estava bem posicionada para bloquear e afastar o perigo.
Aos 37, Neymar foi lançado pela ponta direita e tentou invadir a área, mas ganhou escanteio pela direita. Na cobrança, o próprio camisa 10 cruzou na cabeça de Guilherme, que aparecia pela primeira trave. O camisa 11 chegou para finalizar, mas desviou para fora.
Com 43 minutos, no entanto, foi a equipe mandante que abriu o placar. Depois de cobrança curta em escanteio, Fabrício Bruno recebeu cruzamento no meio da área e cabeceou na direção do chão para superar o goleiro santista.
Em seguida, aos 45, Guilherme antecipou passe errado de Villalba dentro da área e foi rápido para acionar Neymar Jr.. O craque santista chegou de trás para finalizar pelo meio da área mas, com muita força, mandou por cima da meta.
A primeira chegada com perigo do Peixe na segunda etapa aconteceu aos treze minutos. Em jogada ensaiada, Neymar Jr. cobrou falta pela intermediária do campo ofensivo acionando Mayke, que chegava na ponta direita. Com toque para trás, o lateral direito ajeitou de volta para o camisa 10, que emendou finalização com muita força, mas mandou a bola por cima do travessão.
Aos 16, Guilherme empatou o placar para o Peixe no Mineirão. Gabriel Bontempo arrancou pelo meio passando por seus marcadores antes de acionar Caballero. Da ponta direita, o atacante paraguaio cruzou com precisão na direção de Guilherme. Chegando de trás, o camisa 11 apareceu pela esquerda da pequena área para completar de primeira para as redes.
Dois minutos depois, o Cruzeiro chegou a marcar seu segundo gol com Kaio Jorge, mas teve o tento anulado depois de revisão do árbitro de vídeo. A imagem mostrou falta em Zé Rafael na origem da jogada.
Com 26 minutos, Gabriel Bontempo recebeu passe de Neymar Jr. pelo meio e, mais uma vez, acionou Caballero pela direita da entrada da área. O camisa 17 dominou e achou espaço para finalizar. A batida rasteira e cruzada, no entanto, saiu perto da trave esquerda, pela linha de fundo.
Aos 28, Neymar recebeu a bola pela ponta esquerda e, dentro da área, deu drible desconcertante que deixou Fabrício Bruno no chão. Ao cruzar, o camisa 10 foi travado e a bola saiu em escanteio. Na cobrança, Neymar bateu fechado e a bola ficou nas mãos de Cássio.
Já com 41 minutos, Gabriel Bontempo fez mais uma grande jogada para levar a bola até a entrada da área e ameaçou cortar para o meio antes de passar para Guilherme na ponta esquerda. O camisa 11 cruzou na cabeça de Tiquinho Soares, que escorou para fora, à direita da meta.
Em seguida, Souza recebeu a bola pela esquerda da área e bateu cruzado. A bola passou pela frente da meta e saiu pela linha de fundo, à direita.
E aos 43, o Time da Virada marcou o segundo gol para somar três pontos fora de casa. Da intermediária do campo de ataque, Guilherme achou passe espetacular entre os zagueiros que deixou Caballero cara a cara com o goleiro pela direita da grande área. Em batida firme e rasteira, o paraguaio concluiu para as redes do canto inferior direito, superando o goleiro Cássio.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO (MG) 1 X 2 SANTOS FC
Campeonato Brasileiro – 19ª rodada
Local: Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), em Belo Horizonte (MG)
Data: domingo, 10 de agosto de 2025
Horário: 18h30
Público: 59.345
Renda: R$ 4.144.274,60
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Cartão amarelo: (SFC) Tomás Rincón, Caballero e Zé Rafael; (CRU) Villalba, Lucas Romero, Christian, Kaiki e Matheus Pereira
Gols: (CRU) Fabrício Bruno, aos 43′ do 1ºT; (SFC) Guilherme, aos 16′ e Caballero, aos 43′ do 2ºT
Santos FC: Gabriel Brazão; Mayke, Luisão, Gil e Souza; Tomás Rincón (Zé Rafael), Gabriel Bontempo e Rollheiser (Tiquinho Soares); Guilherme (Escobar), Neymar Jr. (João Schmidt) e Barreal (Caballero). Técnico: Cleber Xavier
Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero (Gabi), Lucas Silva, Christian (Matheus Henrique) e Matheus Pereira; Wanderson (Marquinhos) e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim
