Foram 323 dias entre a estreia profissional e a nova oportunidade de vestir a camisa do Santos em uma partida oficial. Esse foi o tempo que o goleiro Diogenes Vinicius levou para voltar a ser decisivo, no empate em 1 a 1 contra o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro, na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG).
A primeira atuação oficial havia acontecido em 28 de outubro de 2024, contra o Ituano, pela Série B, quando não sofreu gols, fez defesas importantes para garantir a vitória e deixar o Peixe mais próximo de retornar à Série A. Quase um ano depois, voltou a ser protagonista ao substituir o titular Gabriel Brazão, que deixou o campo após uma joelhada na cabeça aos três minutos do segundo tempo.
“Foi uma chance muito importante para mim, trabalhei muito para este momento. Em momentos como esses, quando a oportunidade aparece, é a hora de mostrarmos nosso valor e o quanto a gente trabalha para aproveitar essas oportunidades. Espero seguir ajudando o Santos sempre que for necessário”, destacou o goleiro.
Na partida contra o Atlético-MG, o goleiro realizou três defesas — todas dentro da área —, afastou bolas aéreas e cortou cruzamentos perigosos, mostrando segurança e confiança.
Das origens humildes ao gol santista
Natural de Itapecerica da Serra (SP), Diógenes começou no futebol em uma escolinha comandada pelo tio no Capão Redondo, zona sul de São Paulo. Antes de se firmar como goleiro, chegou a atuar como zagueiro, mas a altura chamou atenção e o levou à posição definitiva.
Aos 13 anos, iniciou testes no Taboão da Serra e, pouco depois, chamou a atenção de olheiros do Internacional. Em Porto Alegre, conquistou títulos importantes nas categorias de base, como o Campeonato Gaúcho Sub-15 e o Sub-17.
Aos 19, o atleta defendeu o Avaí, mas enfrentou dificuldades de adaptação, além de sofrer uma lesão e lidar com a paralisação do futebol durante a pandemia. Esses obstáculos, no entanto, não foram suficientes para frear sua determinação. Em 2020, surgiu a chance de atuar no Santos, oportunidade escolhida também para estar mais perto da família.
Desde que chegou na equipe dos Meninos da Vila, disputou campeonatos pelo Sub-20 e brilhou na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022. Reconhecido como pegador de pênaltis, foi decisivo em duas classificações até a campanha que terminou com o vice-campeonato.
Agora, integra o elenco principal. Com contrato renovado até 2026, Diogenes segue firme em busca de consolidar seu espaço na meta santista e conquistar sequência entre os titulares.
