Contratado no início da temporada por cerca de R$ 32 milhões, Thaciano ainda não conseguiu justificar o investimento feito pelo Santos. O meia, que se destacou no Bahia em 2024, chegou ao Peixe cercado de expectativa, mas até aqui apresentou atuações discretas e tem sido alvo constante de críticas da torcida.
Sob o comando de Pedro Caixinha e Cléber Xavier, Thaciano atuou grande parte do ano fora de sua posição de origem e acabou perdendo espaço, ficando fora até mesmo de algumas rodadas do Brasileirão.
Com a chegada de Juan Pablo Vojvoda, porém, o cenário começa a mudar. O treinador argentino, que já havia demonstrado interesse no jogador quando estava no Fortaleza, deu nova oportunidade ao meia. No último fim de semana, contra o Atlético, Thaciano entrou no segundo tempo atuando em sua posição de origem e teve boa participação, iniciando a jogada que resultou no pênalti sofrido por Tiquinho Soares.
A expectativa agora é saber se o jogador terá uma sequência sob comando de Vojvoda para, enfim, repetir o nível de desempenho que apresentou no Bahia.
Barreal em situação oposta
Se Thaciano começa a recuperar espaço, o meia-atacante Álvaro Barreal vive momento inverso. Artilheiro do Santos no Campeonato Brasileiro, com cinco gols e uma assistência em 21 partidas, o argentino tem perdido espaço desde a chegada do novo treinador.
Barreal em treino no CT Rei Pelé. Foto: ( Raul Bareta/Santos FC )
Sua situação ganha contornos ainda mais importantes diante da proximidade do fim de seu contrato de empréstimo, em 31 de dezembro. O Santos terá de decidir se exercerá a opção de compra junto ao FC Cincinnati, dos Estados Unidos. No Cruzeiro, no ano passado, o valor estipulado era de 4 milhões de dólares (cerca de R$ 24 milhões na cotação da época).
Apesar da indefinição, Barreal destacou o bom ambiente de treinos sob Vojvoda:
— “A gente está treinando bem e nos preparando para fazer um grande jogo. Foram duas semanas boas, tivemos muito tempo para nos preparar. Treinamos bem, então estamos preparados”, disse o meia-atacante.
Com o Brasileirão entrando em sua reta final, a disputa por espaço no elenco promete ser intensa, e tanto Thaciano quanto Barreal terão de mostrar serviço para convencer Vojvoda e a diretoria santista.
