O setor ofensivo do Santos tem sido o principal problema da equipe no Campeonato Brasileiro. A escassez de gols vem gerando insatisfação entre os torcedores e preocupação na comissão técnica, que entende ser esse um fator determinante na reta final da competição, especialmente tratando-se do clube com o maior número de gols na história do futebol mundial.
Em 2025, o Santos atingiu a marca de 13 mil gols no Campeonato Paulista, com Guilherme(Autor do Gol), sendo o atleta o artilheiro da equipe na temporada. No entanto, o atacante tem oscilado bastante, o que causa descontentamento na torcida, que não o vê como uma referência ofensiva. Guilherme, inclusive, foi reserva na última partida contra o Botafogo, mesmo tendo ficado fora do time titular em apenas quatro oportunidades no ano.
Na atual edição do Brasileirão, o desempenho ofensivo preocupa: o Peixe marcou apenas 30 gols em 29 rodadas, ocupando a 14ª posição entre os ataques da competição. Dentro da Vila Belmiro, os números também decepcionam, foram apenas 15 gols em 14 partidas como mandante, desempenho que destoa da tradição ofensiva do clube.
O argentino Álvaro Barreal é o atual artilheiro do Santos no campeonato e vem se destacando nas últimas rodadas. Confira o último gol de cada atacante santista no Brasileirão:
-
Álvaro Barreal: contra o Botafogo, em 26 de outubro (30ª rodada);
-
Lautaro Díaz: contra o Grêmio, em 1º de outubro (26ª rodada);
-
Guilherme: contra o São Paulo, em 21 de setembro (24ª rodada);
-
Tiquinho Soares: contra o Atlético-MG, de pênalti, em 14 de setembro (22ª rodada);
-
Gustavo Caballero: contra o Cruzeiro, em 10 de agosto (19ª rodada);
-
Neymar: contra o Juventude, em 4 de agosto (18ª rodada).
Com esse retrospecto, o técnico Juan Pablo Vojvoda busca soluções para melhorar o rendimento ofensivo já na partida decisiva diante do Fortaleza, no próximo sábado, na Vila Belmiro, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apenas a vitória interessa ao Peixe, que tenta reencontrar o caminho dos gols e se afastar de vez da parte de baixo da tabela.
Texto escrito por Paulinho Silvestre, em parceria com Filipe Dias