Após dois anos sem competições internacionais, em 2026 o Santos retorna à Copa Sul-Americana, após terminar o Campeonato Brasileiro na 12ª colocação. O Peixe que é tricampeão da Libertadores da América, ainda não tem o título da Copa Sul-Americana, competição esta, que nunca passou das quartas-de-final.
Nos últimos anos, a Copa Sul-Americana passou a despertar o interesse dos clubes brasileiros, já que o valor da premiação financeira aumentou significativamente e o campeão, tem vaga assegurada na Copa Libertadores do ano seguinte. No entanto, a última participação do Santos na competição foi em 2023, onde de forma melancólica, foi eliminado ainda na primeira fase, fazendo apenas 5 pontos em 6 jogos, em um grupo que tinha o Newel’s Old Boys/ARG, Audax Italiano/CHI e Bloming/BOL.
Para a temporada 2026, a diretoria santista deve fazer nova reformulação no elenco, já que terá para disputar o Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana, em um calendário que se inicia em 11 de janeiro. O elenco está de férias e retorna ao CT Rei Pelé no dia 22 de dezembro, para o início da pré-temporada.
Em 2025, a Copa Sul-Americana o campeão foi o Lanús, da Argentina, que ao longo da competição embolso quase 59 milhões, enquanto o Atlético/MG, vice-campeão, garantiu R$ 32,3 milhões em premiações.
Em 2026, o objetivo de ser campeão na Copa Sul-Americana, deverá ser o ponto alto do Santos na temporada. Desde 2012, quando o Santos conquistou a Recopa Sul-Americana, o time da Baixada Santista não teve mais nenhuma conquista de título internacional. No entanto, quebrar o tabú de nunca disputar a final, será necessário. Veja abaixo, as participações do Santos na Copa Sul-Americana:
2003 – Eliminado pelo Cienciano nas quartas-de-final. Campeão Cienciano/PER.
2004 – Eliminado pela LDU Quito nas quartas-de-final. Campeão Boca Juniors/ARG.
2005 – Eliminado pelo Fluminense, na primeira fase. Campeão Boca Juniors/ARG.
2006 – Eliminado pelo San Lorenzo/ARG, nas oitavas-de-final. Campeão Pachuca/MEX
2010 – Eliminado pelo Avaí, na primeira fase. Campeão Independiente/ARG.
2019 – Eliminado pelo River Plate/URU, na primeira fase. Campeão Independiente Del Vale/EQU
2021 – Eliminado pelo Libertad/PAR, nas quartas-de-final. Campeão Athletico Paranaense
2022 – Eliminado pelo Deportivo Táchira/VEN, nas oitavas-de-final. Campeão Independiente Del Vale/EQU
2023 – Eliminado pelo Audax Italiano, na fase de grupos. Campeão LDU Quito/EQU