A cada fato novo que acontece fica mais evidente o tamanho do vexame que o Santos protagonizou na noite do dia seis de junho de 2022. A equipe que era comandada por Fabian Bustos foi a única brasileira a não conseguir se classificar para a fase de quartas de final da Copa Sul-Americana.
Dos 16 times que estavam disputando oito vagas para as quartas de final da “Sula”, cinco eram brasileiros. Santos, São Paulo, Ceará, Internacional e Atlético-GO estavam vivos. De todos os adversários das equipes tupiniquins, em teoria, o Deportivo Táchira era a mais fácil de se conseguir garantir a classificação, por coincidência, a equipe venezuelana era a adversária santista e foi a única que eliminou um brasileiro.
Adversário do Santos no domingo (10), o Atlético-GO enfrentou o Tri-Campeão da Libertadores, Olímpia e passou. O São Paulo enfrentou o Universidad Católica do Chile de Ariel Holan e o lateral Isla, se classificou com goleada. O Ceará passou pelo The Strongest que é mais fraco, porém joga com a altitude a seu favor. Já o Internacional conseguiu uma virada histórica contra o Colo-Colo.
De todas as competições do ano, o Peixe deu adeus a praticamente todas, tirando o Brasileirão que é de pontos corridos e vai até novembro e a Copa do Brasil, onde a equipe precisará do jogo perfeito para reverter a vantagem de 4 a 0 que o Corinthians conseguiu no primeiro jogo em Itaquera.