Ricardo Goulart chegou como a grande esperança do torcedor santista para a temporada de 2022, mas as coisas não aconteceram da maneira que o jogador e o clube imaginariam que seria. O atleta não conseguiu deslanchar e pediu para deixar o Alvinegro.
Ricardo Goulart decidiu entrar em acordo com o Santos e rescindir seu contrato após a eliminação do time para o Deportivo Táchira na última quarta-feira (6) pela Copa Sul-americana. Na ocasião, Goulart perdeu um dos pênaltis que eliminaram o time.
Após a manifestação do jogador sobre sua rescisão, seu empresário Paulo Pitombeira entrou em contato com os diretores do Santos para negociar a saída do atleta. Goulart tinha acordos comerciais com o Santos, além do seu contrato salarial.
A principal definição wue ainda impedia a rescisão era os valores que deveriam ser acertados. O Santos não gostaria de pagar nada para rescindir com Goulart. O atleta, por sua vez, decidiu abrir mão dos seus salários até o final do contrato que se encerraria em 2023 e firmou sua saída do clube.
Ao todo com a camisa do Santos, Ricardo Goulart fez 30 jogos, marcou quatro gols e deu três assistências. O jogador atuou por mais de 7 partidas no campeonato Brasileiro, com isso, não deve ser contratado por nenhuma equipe da série A.