O Santos anunciou nesta quarta-feira (20), a contratação do técnico Lisca, de 49 anos, que veio do Sport, depois de três semanas de seu anúncio na equipe Pernanbucana. Para chegar ao Santos, o técnico pagará a multa rescisória, de cerca de R$150 mil de seu próprio bolso ao Sport. O contrato assinado com o Peixe segue as normas básicas do CLT e não possui prazo e nem multa rescisória pré-definidos,o que é um projeto da atual gestão do clube desde seu início.
“Muito feliz por essa oportunidade em um gigante do futebol brasileiro. O Santos FC é um clube histórico e estou empolgado demais. Acredito que possamos fazer um grande trabalho”, afirmou o novo comandante. Lisca chega ao Santos FC junto do auxiliar técnico Márcio Hahn e do preparador físico André Volpi.
Lisca Doido, como é apelidado, já esteve no radar santista em outras oportunidades que acabaram não se concretizando. Em março do ano passado, quando ainda treinava o América Mineiro, em coletiva de imprensa, o técnico comentou que recebeu ligação de alguns atletas do Peixe, como Marinho e Felipe Jonatan, aos quais já haviam trabalhado juntos em outras oportunidades.
O treinador teve uma conturbada saída do Leão. A notícia de que estava negociando com o Santos surgiu na noite da última segunda-feira (18), pouco antes do início do jogo entre Sport e o Vila Nova pelo Brasileirão da série B. No intervalo do jogo, os torcedores tomaram conhecimento da situação e protestaram contra Lisca, chamando-o de mercenário e jogando objetos no profissional. Após o jogo, o técnico tentou despistar sobre um possível acerto co o Santos, mas no dia seguinte, fechou o contrato com a equipe Alvinegra
Em pronunciamento oficial, o presidente do Sport, Yuri Romão, disparou contra o ex-treinador, após o pedido de demissão, e alegou falta de ética do Lisca. Para Yuri, o profissional tentou criar uma falsa narrativa de que foi a torcida do Sport a principal responsável pela saída de Lisca por conta do constangimento que o técnico passou na Ilha do Retiro.
Lisca já passou por diversos clubes brasileiros, e entre eles estão o: Canoas, Brasil de Pelotas, Juventude, Porto Alegre, Luverdense, Caxias, Novo Hamburgo, Náutico, Sampaio Corrêa, Ceará, Joinville, Internacional, Paraná, Guarani, Criciúma, América Mineiro, Vasco da Gama e Sport.
Ao todo, conquistou o Campeonato Gaúcho da segunda divisão (2009), com o Porto Alegre, Copa Governador do Mato Grosso (2011) e Copa Pantanal (2011), com o Luverdense, Copa FGF (2012), com o Juventude, e Taça Asa Branca (2016), com o Ceará.