O técnico interino do Santos, Marcelo Fernandes, relacionou o meia Ed Carlos para a partida do clube contra o Botafogo, na Vila Belmiro, nesta quarta-feira (20), às 21h30, em jogo válido pela 18 rodada do Campeonato Brasileiro. Esse será o primeiro jogo em que Ed Carlos ganha a oportunidade de ficar como opção no time profissional do clube.
Ed Carlos chegou ao Santos no comeo do mês de agosto de 2021. O atleta atuou por oito anos na base do São Paulo onde se destacou e foi convocado para a seleção brasileira sub-20. O jogador, posteriormente a isso, acabou sofrendo com algumas lesões e perdeu espaço no Tricolor, até que o Santos o buscou e fez um contrato até julho de 2023 com o atleta.
O grande destaque de Ed Carlos com a camisa do Peixe foi na campanha em que o Santos terminou na segunda colocação da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro desse ano. Ed Carlos começou no banco de reservas, mas logo ganhou a posição e foi o grande maestro da equipe que contava com jogadores como Lucas Pires, Weslley Patati, Rwan Seco e Lucas Barbosa. Todos eles já jogaram no time profissional.
Com 21 anos, Ed Carlos estourou a idade limite para atuar na equipe sub-20 do Santos. Como o clube já não possui mais uma categoria sub-23, a única opção do atleta era ser integrado ao elenco profissional, porém Fabio Carille, que estava no comando técnico da equipe logo após a Copinha, decidiu não integrar o jogador ao elenco profissional. Depois de Carille, Fabian Bustos assumiu o clube e também não integrou Ed Carlos, até que Marcelo Fernandes, ao assumir de forma interina como técnico, prontamente chamou Ed Carlos e o integrou.
Ed Carlos já está treinando com o elenco profissional há 13 dias, mas ainda não havia sido relacionado. A expectativa é que o meia fique no banco de reservas e não entre em campo, mas conforme a história do jogo estiver sendo contada, Ed Carlos poderá ter uma chance de jogar.